CEI da Santa Casa entra na fase final e relatório deve ser apresentado nos próximos dias

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a situação financeira da Santa Casa de Rondonópolis entra na fase decisiva de seus trabalhos e deve apresentar o relatório final nos próximos dias para análise dos vereadores. Considerada a maior CEI já instaurada na história do Poder Legislativo municipal, a investigação se aproxima do encerramento após oito meses de apurações.
A etapa final do documento será fundamentada em uma auditoria independente contratada pela Câmara Municipal. O material já foi entregue aos parlamentares e servirá como base para as conclusões da Comissão. Além disso, o relatório incluirá dados obtidos em mais de 15 oitivas realizadas desde março deste ano. Entre os depoentes, estiveram ex-diretores, atuais gestores e fornecedores da Santa Casa.
O relatório final deverá ser assinado pelo vereador Alfredo Vinicius Amoroso, responsável por compilar todas as informações levantadas ao longo da investigação.
A CEI da Santa Casa se destaca não apenas pelo volume de informações e pela complexidade da apuração, mas também pela raridade desse tipo de instrumento no Legislativo municipal. No ano passado, por exemplo, chegou a ser aberta uma comissão para investigar denúncias na Secretaria de Infraestrutura durante a gestão do ex-prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB), mas o procedimento acabou sendo encerrado ainda no início, sem avançar.
Na prática, a comissão atual é uma das poucas CEIs conduzidas pela Câmara de Rondonópolis a cumprir todas as etapas — início, desenvolvimento e conclusão. A primeira grande CEI realizada no município ocorreu em 1998 e culminou na renúncia do então prefeito Alberto Carvalho, marcando um dos episódios mais emblemáticos da política local.
Com a conclusão iminente do relatório, a expectativa agora se volta ao conteúdo das conclusões e às eventuais recomendações que deverão ser encaminhadas aos órgãos de controle e ao próprio Legislativo.
Fonte: Da Redação



