Prefeitura leva campanha de combate à hanseníase para praça pública

Conscientizar a população sobre o mal da hanseníase e combater e prevenir o surgimento de novos casos da doença em Rondonópolis. Essa é a meta da Secretaria de Saúde do Município que realiza uma série de ações neste sentido, num ato em praça pública, no Dia Mundial de Combate à Hanseníase, instituído em 26 de janeiro. A coordenadora do Departamento de Ações Programáticas, vereadora Mariuva Valentim Chaves, alerta que as ações organizadas estão voltadas para a proposta de fazer a busca de casos. O foco maior é para as famílias que já registraram casos da doença de evolução lenta e silenciosa.

A programação de alerta e conscientização se estende pelo período de 19 a 30 de janeiro. Na segunda-feira (19), Mariuva Valentim iniciou o processo de divulgação junto aos meios de Comunicação da cidade. As unidades de saúde intensificam as ações de controle da hanseníase entre os dias 26 e 30. Os profissionais que atuam na rede de saúde pública vão fazer a busca de casos, exames de contato, visitas domiciliares e palestras educativas nas salas de espera das unidades espalhadas pelo município.

O ato na Praça Brasil que acontece a partir das 8h do dia 26 de janeiro, reúne ações como teste de hanseníase, verificação de pressão arterial, e orientação sobre a doença e divulgação dos sinais e sintomas mais comuns.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo