POLÍTICA

Polícia faz nova operação para investigar servidores fantasmas na Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá voltou a ser alvo de uma operação policial que investiga fraudes em pagamentos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde. A nova ação foi deflagrada hoje (03) pela Delegacia Especializada de Combate a Corrupção (Deccor) e tem como alvo um esquema de contratação de servidores fantasmas.

Conforme a denúncia, falsos médicos estariam recebendo salários e valores referentes a prêmio saúde no Hospital Pronto Socorro de Cuiabá. Nenhum dos acusados tem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

A investigação começou no ano passado e apurou que servidores da Secretaria de Saúde de Cuiabá, valendo-se de contratações diretas ocorridas no período da Pandemia de Covid -19, passaram a cadastrar no sistema interno de admissão da Pasta “servidores fantasmas” como se estivessem exercendo as funções de médicos no Pronto Socorro.

Os policiais apuram a prática de crimes de peculato, associação criminosa e inserção de dados falsos no sistema.

Conforme informações da Deccor, já foi constatado que pelo menos seis suspeitos receberam salários e valores referentes ao prêmio saúde de maneira irregular.

Um dos objetivos da ação de hoje é identificar a participação de demais servidores públicos municipais no esquema. Para isso, estão sendo cumpridos mandados busca e apreensão em endereços de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e de pessoas suspeitas de receberem valores do município como se fossem médicos contratados pela Prefeitura.

 

Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo