25.6 C
Rondonópolis
sexta-feira, maio 17, 2024

Chegada da Família Real ao Brasil e sua influência em MT

Como a população de Mato Grosso, em 1808, à época uma capitania, recebeu a notícia de que a Família Real havia chegado em solo brasileiro? O que mudou? Mesmo distante da sede do governo, Mato Grosso tanto não ficou alheio a este acontecimento, quanto foi influenciado pelas mudanças, sendo uma das primeiras capitanias a aderirem ao novo país.

Com o objetivo de discutir essas questões, de se fazer uma leitura sobre bicentenário da chegada da família Real no Brasil e sua influência em Mato Grosso é que o Governo do Estado, através da Superintendência de Arquivo Púbico da Secretaria de Estado de Administração (SAD), realiza entre os dias 8 e 12 de setembro deste ano um seminário com o tema “200 anos da vinda da família Real para o Brasil – Mato Grosso na formação da Nação Brasileira”.

O evento contará com exposições de documentos antigos da época da chegada da Família Real, com mesas-redondas e palestras com temas relacionados ao assunto. As palestras serão ministradas por professores doutores das Universidades Federal de Mato Grosso (UFMT) e de Mato Grosso (Unemat).

Serão cinco dias de discussões e aprendizado sobre como o Brasil era e como foi se transformando com a chegada da Família Real. O evento será realizado no período vespertino, tendo início às 14 horas.

O secretário de Administração Geraldo de Vitto Jr ressaltou a importância de se realizar eventos como esse. “O Arquivo Público há muito tempo deixou de ser apenas um depósito de papéis para se tornar um propagador da história e do conhecimento para a população mato-grossense. Eventos como esse mostram o que o Arquivo tem a oferecer. Também abrimos mais um espaço de discussão tanto para universitários, quanto para alunos secundaristas e por que não historiadores?”.

De Vitto falou sobre a participação das escolas, tanto estaduais como particulares, nos eventos realizados pelo Arquivo Público. “O Arquivo está sempre de portas abertas para as escolas trazerem seus alunos para visitação, não só quando há eventos. Basta ligar para agendar a visita. O que nós queremos é criar a cultura na população mato-grossense, e daí temos que começar dos mais jovens, de que há muito para se conhecer aqui. Queremos fazer com que o Arquivo se torne referência para pesquisa em Mato Grosso”.

O superintendente de Arquivo Público, Cláudio Borges, lembrou a participação no evento é gratuita e aberta para quem tiver interesse. “Queremos levar conhecimento a população e por isso o evento é aberto, sem taxas e ainda com direito a certificado no final de 20 horas”.

Os interessados em participar do seminário “200 anos da vinda da família Real para o Brasil – Mato Grosso na formação da Nação Brasileira” poderão fazer suas inscrições pessoalmente no Arquivo Público, ou através do email arquivopublico@sad.mt.gov.br. Para baixar a ficha de inscrição, clique aqui.

A Superintendência de Arquivo Público está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 455, no Centro, Cuiabá. Telefone para mais informações: (65) 3613-1409.

Arquivo SAD/MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO