Com selo de excelência em qualidade, Lacen cresce em 50% o número de atendimentos

Hoje são realizados no Lacen 60 mil exames a cada 30 dias.
Responsável por atender toda a demanda local de exames laboratoriais do Sistema Único de Saúde – Sus, e dos 18 municípios da região sul de Mato Grosso, o Laboratório Central de Rondonópolis – Lacen, registrou um crescimento de 50% nos números de exames nos últimos 13 meses.
Enquanto que no início de 2013 eram feitos e expedidos à população cerca de 40 mil exames/mês, hoje a realidade é de 60 mil atendimentos a cada 30 dias. Combinado com normativas de boas práticas, o crescimento do Lacen tem significado o selo de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ, que inspeciona mensalmente os principais laboratórios do país.
Segundo a coordenadora do Lacen, Renata Tolosa, o Município disponibiliza atualmente mais de cinco mil tipos de exames aos usuários do Sus. “Aqui no laboratório, os nossos profissionais avaliam 111 classificações de exames. Além disso, temos dois laboratórios de apoio, terceirizados pela Secretaria Municipal de Saúde, para fazer outros cinco mil tipos. Mas, mesmo neste último caso, tanto a coleta do material e a própria entrega dos resultados é tudo gerenciado pela nossa equipe. Somente a análise laboratorial propriamente dita que é feita fora daqui”, explicou.
Para agilizar o atendimento ao público, foi reformado e ampliado o setor de recepção dos pacientes ainda em 2013. Além disso, segundo a coordenadora, foi intensificado o trabalho dos postos de coleta. “Contamos hoje com nove postos de coleta (Jardim Europa, Nossa Senhora do Amparo, Luz D’Yara, Policlinica, Conjunto São José, Guanabara, São Francisco, Vila Olinda e aqui no próprio Lacen). Esta descentralização permite facilitar a vida do cidadão, que retira o sangue, por exemplo, em seu bairro. Não precisa se deslocar até o laboratório”, ressaltou.
Nos nove postos citados por Renata, o atendimento a população ocorre das 6 às 8:30 horas da manhã, de segunda à sexta-feira. Não há diferenciação do tipo de exame que o paciente necessite. Tanto os bioquímicos (glicose, colesterol, ácido úrico), como os da imunologia e hormônios (TSH,PSA,HIV), ematologia, parasitologia, urianálise e de coagulação, o cidadão pode procurar a unidade de saúde mais próxima.
Quanto à entrega, Roberta garante que a resposta tem sido satisfatória. “Apesar de atendermos das 6 às 8:30 horas da manhã com as coletas, nós funcionamos até às 17 horas, já que entregamos resultados de exames todo dia. Podemos assegurar que em cinco dias, no máximo, o paciente recebe a sua resposta para levar ao médico”, assegura, acrescentando que as alterações bruscas notadas em exames são avisadas prontamente via telefone ao paciente.
Junto aos exames chamados ‘de rotina’, o laboratório que faz parte do MAC, unidade de Média a Alta Complexidade, tem uma equipe de 14 biomédicos e bioquímicos de plantão 24 horas por dia para atender também a demanda de urgência, que vem de unidades de pronto socorro, como o Pronto Atendimento – P.A.
Excelência
Sobre o selo de excelência, adquirido pelo PNCQ, a responsável técnica do Lacen, Franciele Zopeletto, detalhou como é realizada a classificação. “Esta é uma obrigatoriedade que o Ministério da Saúde impõe, no qual nos chega uma amostra controle, que realizamos como se fosse um serviço como outro qualquer. Este nosso trabalho vai para uma análise e é dada uma nota técnica. Desde 2013, temos mantido a classificação de excelente”, frisa a profissional.