Folha Regional comemora 500 edições nos seus 14 anos de história

A edição desta semana é histórica na caminhada do jornal impresso Folha Regional, trata-se da edição número 500 nos mais de 14 anos. Publicado pela 1ª vez em julho de 2002, o jornal era intitulado “Educação em ação” e sua veiculação era mensal. Ao longo dos anos, o jornal passou a ser quinzenal e teve a sua paginação reformulada, novas sessões foram criadas e o conteúdo tornou-se mais diversificado, contudo, sem esquecer os anseios da comunidade. O jornal é distribuído gratuitamente em Rondonópolis.
Para o diretor executivo Evandro Santos, que atua na área de comunicação impressa há 22 anos, chegar a edição 500 demonstra que o jornal ganhou o reconhecimento da sociedade. “É difícil permanecer com este tipo de veículo de comunicação, ainda mais com a vinda da tecnologia digital. Hoje temos em Rondonópolis dois jornais, um diário e um quinzenal. É uma vitória muito grande, a sociedade gosta disto, que se crie raízes, ela não aceita um jornal que chegue por chegar, tem que ter história e respeito.
Segundo o diretor, mesmo com o jornal sendo distribuído gratuitamente nestes anos de história o impresso obteve um público fiel. “Verificamos que nosso maior objetivo está sendo cumprido, prezamos para que a comunicação chegasse a todas as camadas sociais. Pessoas que nunca tiveram acesso a um jornal hoje tem disponível nos bairros, órgãos públicos, no comércio na área central e nas escolas”, disse Evandro.
Para o futuro, o direto executivo pretende ampliar a distribuição gratuita e enviar a versão digitalizada para mais de 10 mil e-mails e pelas redes sociais. Evandro ainda pretende colocar bancas em padarias e mercearias para que o jornal tenha ainda mais acesso aos bairros.
O comunicador destaca que o sucesso do jornal se deve ao empenho dos empresários e da sociedade civil. “Agradeço aos empresários que contribuem com o periódico, acabam divulgando o seu produto e consequentemente, investindo no social com a disponibilização do jornal de maneira gratuita atingindo as camadas carentes, antes o jornal era coisa de elite.” comentou Santos.
Ele ainda recordou pessoas que deram sua contribuição importante para a história do jornal: os jornalistas J. Viana Rodrigues (in memorian) e Denis Maris e o entregador Canuto (in memorian).
Histórico
A 1ª edição circulou com quatro páginas, no formato tabloide, nas escolas e universidade, na época o jornal era denominado “Educação em Ação”. A primeira tiragem obteve 1.200 exemplares. Com nove meses, Evandro conta que os leitores começaram a pedir noticias em temas variados, foi quando mudou o nome para Folha Regional, o formato para o tabloide inglês (com seis páginas) e passou a veiculação para quinzenal.
Após cinco anos e nove meses, o jornal passou a contar com o formato Standard que é utilizado até hoje que conta com oito páginas.