Começa a pavimentação no prolongamento da Rio Branco até o bairro Pe. Lothar

A equipe da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder, que está responsável por executar o trecho de prolongamento da rua Rio Branco até o bairro Padre Lothar, iniciou no começo da tarde desta quarta-feira (14) a pavimentação da parte inicial do trajeto. O diretor técnico da Coder, Frederico Fortaleza, afirmou que até o fim da próxima semana a pista será liberada em sua primeira parte, até o córrego Queixada.
O trabalho de adequação do terreno para a instalação da pista dupla, que vai ligar não só Padre Lothar, Antônio Geraldini, mas até mesmo oferecer condições de moradores da Vila Rica terem acesso mais facilitado ao centro da cidade, iniciou no começo de junho. A opção trará principalmente uma condição melhor de chegada às unidades de saúde do município como o Pronto Atendimento – P.A, que fica na própria Rio Branco.
O projeto foi dividido em dois: a Coder tem responsabilidade de executar o trajeto sentido bairro/centro, enquanto a Secretaria de Infraestrutura do Município – Sinfra corre para viabilizar recursos para encaminhar as obras no sentido contrário.
Da parte da Coder, segundo explica Frederico, foi incluído no projeto a pavimentação também de algumas ruas que dão acesso ao bairro José Sobrinho, saindo do novo trecho que está sendo pavimentado. Em uma delas, está sendo construída uma creche no bairro. É exatamente do local desta futura unidade de ensino, até a entrada do bairro Padre Lothar, que se iniciou o trabalho de instalação da capa asfáltica nesta terça (14).
“Vamos fazer nesta semana esta etapa que tem cerca de 600 metros, que vai desde a creche que está sendo construída até o córrego Queixada, na entrada do Padre Lothar. Na próxima semana, terminaremos os outros 400 metros de entrada, na lateral do José Sobrinho. O projeto segue até o fim do Padre Lothar, nas proximidades do Antônio Geraldini. De lá, existe uma determinação do prefeito de pavimentar até o Anel Viário, o que daria uma nova opção de saída de Rondonópolis para Cuiabá, mas esta segunda etapa ainda aguarda orçamento”, detalhou Frederico.
O trecho que sai do córrego Queixada e vai até o fim do Padre Lothar já está recebendo um trabalho intenso de terraplanagem, preparando com a imprimação para receber a base pronta e a capa asfáltica com TSD – Tratamento Superficial Duplo, que será aplicado em todo o projeto, segundo salienta Frederico. Antes disso, porém, será feito um trabalho de drenagem na região do Queixada.”Vamos instalar três linhas de tubo de manilha de concreto para fazer a captação de toda a bacia daquela região. Faremos um aterro de dois a três metros de altura. Creio que para finalizar só este serviço vai em torno de dez dias”, frisou o diretor técnico, lembrando que o trabalho deve ser intensificado na próxima semana.
O secretário de infraestrutura Argemiro Ferreira afirma que foi enviado nesta terça-feira (13) um pedido de remanejamento da emenda federal de 2009, no valor de R$ 3 milhões, indicada pelo deputado federal Homero Pereira para Rondonópolis, destinada a pavimentação dos bairros Monte Líbano e Jardim Liberdade. Como ainda existem recursos disponíveis deste montante, o Município enviou ao Governo do Estado, responsável pelo repasse do recurso, e solicitou a adequação.
“Enviamos a documentação necessária para viabilizarmos a pavimentação da segunda pista, já que a Coder é responsável pela outra. Tudo já está com o Governo do Estado e será ele também o responsável pelo processo licitatório e a contratação da empresa”, informou Ferreira.