GERAL

Comissões da OAB Rondonópolis divulgam nota e pedem desculpas à professora

As comissões de Direitos Humanos e de Estudos Jurídicos da subsecção da Ordem dos 'Advogados do Brasil em Rondonópolis (OAB-Rondonópolis) divulgaram nota conjunta hoje (25) com um pedido formal de desculpas à professora doutora Priscila Xavier Oliveira Scudder, alvo de ataque verbal ocorrido na semana passada durante um evento promovido pela entidade.

O documento foi encaminhado à redação do RegionalMT pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, advogado Tales Passos de Almeida. O texto (veja abaixo) menciona o episódio ocorrido no último dia 18, durante palestra que integrava a programação da Primeira Semana de Direitos Humanos realizada pela subsecção da OAB.

A nota cita normas da Constituição Federal que asseguram a autonomia didática e científica das universidades e também a liberdade de expressão intelectual, artística e científica.

Tales e o presidente da Comissão de Estudos Jurídicos, advogado Bruno Torquette, explicam na nota que cabe à OAB zelar pela existência permanente de expaços de livre expressão democrática, garantindo ‘quaisquer opiniões ou manifestações de pensamento’ nos eventos que realiza ou participa.

 “Entretanto, tal zelo nos incube a vigília constante contra agressões principalmente no que se refere as opiniões relativas à crenças étnicas, intelectuais e políticas”, destacam na nota.

Os representantes das comissões finalizam o documento afirmando que continuarão a garantir espaços seguros à liberdade de expressão nos limites da urbanidade e expressam suas desculpas à professora Priscila Scudder.

“Esperamos poder sempre contar com suas contribuições para a construção de uma sociedade melhor”, disseram à educadora.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo