Comunidade vai ser contemplada com a regularização fundiária em 53 bairros

Moradores de 53 bairros de Rondonópolis vão ser beneficiados com o Programa de Regularização Fundiária que começa a ser desenvolvido na próxima semana. O secretário de Habitação e Urbanismo do Município, Ildo Rodrigues, antecipa que vai dar início aos trabalhos em prol de 690 famílias do Conjunto São José I, II e III. A primeira reunião naquela região acontece a partir das 18h30min da próxima quinta-feira (29), no salão paroquial do bairro. Ele aposta na chance de conseguir regularizar cerca de 70% do total de bairros que surgiram de ocupação, até o fim desta gestão.
Ildo Rodrigues conta que em 13 das 53 comunidades em situação irregular que já foram identificadas, não existe nem o registro como bairro e os terrenos não possuem matrícula. O secretário acrescenta que algumas ocupações são em áreas do Estado e da União. “As medidas de solução devem ser adotadas de acordo com a situação de cada bairro. O primeiro passo vai ser resolver o problema do Conjunto São José I, II e III”, anuncia. Em segundo plano vem o Residencial Farias e depois o bairro vizinho Jardim Atlântico.
O secretário explica que a equipe do departamento de regularização já trabalha de forma integrada e concentrada no estudo que vai apresentar uma visão global do problema fundiário no município. “Precisamos desse diagnóstico para saber como atacar o problema e a partir daí desenvolver o projeto de solução. Queremos saber o que temos de fazer”, fala. A expectativa do secretário é conseguir obter um diagnóstico completo da situação de moradia nos diversos bairros irregulares.