Concursos previstos para 2010 devem oferecer 375 mil vagas

A febre de concursos públicos ainda deve continuar "contaminando" o brasileiro pelo menos durante este ano. De acordo com levantamento feito pelo porta G1, o número de vagas previstas que devem ser abertas por meio de concursos públicos em 2010 já chega a 375.033, isso sem contar as instituições que lançarão concursos para cadastro de reserva.
Só no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a realização do Censo de 2010, serão abertas 200 mil vagas para recenseador, que exige nível fundamental.
Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados, vagas que já foram autorizadas e as que aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.
No caso da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, a realização de concursos para mais de 5 mil vagas na área administrativa ainda depende de aprovação do Ministério do Planejamento.
No estado de São Paulo somente as secretarias estaduais de Educação e Saúde preveem concursos para 146.676 vagas – nesse caso as vagas já foram autorizadas.
Orçamento
Segundo o Ministério do Planejamento, para 2010, o Orçamento prevê 40 mil novas vagas e a substituição de 15 mil terceirizados. De acordo com o secretário de Gestão, Marcelo Viana, as próximas substituições na administração direta serão focadas em terceirizados de nível superior, particularmente, nas áreas de ciência e tecnologia e social.
Na administração indireta, para onde não há compromisso formal com o Ministério Público do Trabalho para substituir terceirizados – por enquanto apenas uma recomendação – serão efetuadas substituições por meio de concurso nas universidades e hospitais, incluindo os hospitais universitários.
Ano de eleições
Em ano de eleições, a lei 9.505/97 restringe apenas a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos, restrição feita à esfera em que ocorre a eleição, no caso deste ano, no âmbito estadual e federal.
As nomeações podem ser feitas em qualquer período do ano se a homologação do concurso for feita até três meses antes das eleições – no caso, até julho. Já em âmbito municipal as nomeações ocorrem sem restrições.
Fonte:Olhar Direto