Em dois meses, 2,2 mil queixas contra telefonia, energia e água em MT
As empresas de Telefonia fixa, Telefonia móvel, Energia elétrica e Água e Esgoto lideraram as reclamações no primeiro bimestre de 2009 na Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT). Neste período foram registradas 2.214 queixas, sendo 699 (31,57%) contra o Setor de Serviços Essenciais. Os dados são fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), o qual está interligado com o Ministério da Justiça, em Brasília.
De acordo com a Gerência de Atendimento e Orientação do Procon-MT, desde 2007, os Serviços Essenciais lideram o ranking de reclamações. A Telefonia Fixa ocupa o primeiro lugar do setor com 488 registros. Os consumidores reclamam das cobranças indevidas e questionam os valores de reajuste das faturas.
Em segundo lugar do ranking, estão os Assuntos Financeiros com 619 reclamações (29,95%). O setor está em ritmo acelerado de crescimento desde 2008, onde passou de 468 queixas nos primeiros dois meses do ano passado, para 663 registros no mesmo período de 2009. Os bancos e os cartões de crédito são os fornecedores mais reclamados do segmento.
Os produtos, que fecharam o ano de 2007 em primeiro lugar do ranking de reclamações, desde o ano passado despencaram para a terceira posição, fato que se repetiu nos meses de janeiro e fevereiro de 2009. O produto mais reclamado continua sendo o aparelho de telefone, em especial os celulares, que apresentam problemas na garantia e na entrega de produtos com danos/ defeitos de fábrica.
As empresas prestadoras de Serviços de Informática, como os provedores de acesso à internet, ocupam, pela primeira vez, a lista dos fornecedores mais reclamados do setor de Serviços Privados, em quarto lugar do ranking, com 182 registros (8,22%). Já os fornecedores de TV por Assinatura estão na segunda posição do setor, com 50 reclamações registradas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
Os Planos de Saúde Regulamentados e os Planos Odontológicos são os fornecedores responsáveis pelo crescimento de mais de 40% das reclamações no setor de Saúde, quinto lugar do ranking de reclamações do Procon-MT. Foram 41 reclamações registradas no primeiro bimestre de 2009 contra 28 registros realizados no mesmo período do ano passado. Os reajustes por faixa etária e não cumprimento da oferta foram os motivos que mais contribuíram para o aumento das reclamações do setor.
Em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores de Habitação e Alimentos. Juntos, os dois segmentos apresentam 13 reclamações neste primeiro bimestre, um índice considerado baixo, se comparado com a demanda total de reclamações.
“Percebemos que existe uma demanda crescente de reclamações a cada ano. Isto acontece, principalmente, em razão de uma maior sensibilização da população do estado em relação aos seus direitos de consumidor”, ressaltou a gerente de Atendimento e Orientação do Procon-MT, Priscila Garcia Moreira.
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