Baixa umidade do ar entra em estado de alerta em Mato Grosso

A grande massa de ar quente e seco que predomina sobre a maior parte do Brasil dificulta a passagem das frentes frias que chegam ao sul gaúcho desviando estes sistemas para o oceano.
Como divulgado no início da semana, a umidade relativa do ar chegou no lime de estado de alerta neste sábado (15). A umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia cai valores entre 25% e 35% na maioria das áreas da região.
O calor persiste com uma máxima variando na casa dos 36 graus , com sensação térmica de 40 graus em ilhas de calor na Capital.
O último fim de semana do Outono será marcado por muito sol, temperatura alta e umidade relativa do ar baixa em vários municípios da Região Centro-Oeste. Desde o início desta semana, várias cidades em Mato Grosso vem registrando baixos índices de umidade relativa do ar.
Na última sexta-feira, por volta das 15 horas, a umidade chegou a 29% em Itiquira (MT). Cuiabá neste sábado está em 30%.
Próximos dias
Pelo menos até segunda-feira, não há mudanças no tempo na Região Centro-Oeste.
É preciso que a população evite exposição excessiva ao sol e atividades ao ar livre principalmente das 10 às 16 horas, período em que a umidade do ar fica mais baixa. O ideal é se hidratar durante todo o dia. Por causa do risco de incêndios nesta época do ano, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.
Fonte: Portal 24 Horas News