Cor  da urina escura pode definir  sinal de desidratação

O corpo humano precisa estar devidamente hidratado para que todos os nossos órgãos funcionem perfeitamente e a saúde fique em dia. Por isso, além de beber bastante água, também é preciso investir em alimentos que também ajudam a impedir a desidratação, como é o caso de frutas, sucos, legumes e verduras com um alto teor de água.

No entanto, fica a dúvida, em um corpo que já está desidratado com a seca e a falta de uma alimentação correta, só essas medidas são suficientes para contornar o problema ou é preciso contar com um reforço para recuperar o organismo? Para responder essa dúvida consultamos a nutricionista Daniele Ramisrez Rocha.

 “A água é sempre prioridade quando se fala de hidratação, como saber a quantidade adequada de ingestão de água? Multiplica seu peso por 35 ml e o resultado é a quantidade mínima que você deve ingerir por dia. Exemplo; um indivíduo com 60 kg x 35= deve ingerir no mínimo 2, 100L de água.

Ah, Dani eu tenho dificuldade em tomar água! “A sugestão que dou é saborear a água com ervas (alecrim, hortelã, capim cidreira, canela) e frutas (limão, laranja, abacaxi)” conclui.

A importância da hidratação; saiba como a água ajuda no bom funcionamento do corpo.

Segundo a nutricionista é necessário observar o corpo e suas mudanças para que haja um tratamento precoce “um alerta importante a se observar é a coloração da sua urina, se a urina estiver escura já é um sinal de desidratação, e quando o corpo está desidratando, ele começa a buscar água onde ele encontra, inclusive reutiliza a água das nossas fezes e começamos a ficar constipados (com as fezes ressecadas).

Os alimentos também são boas fontes de hidratação, podendo chegar a 20% da ingestão, inclusive dos eletrólitos e os alimentos que ricos em água são – melancia, chuchu, morango, melão, pepino, tomate, alface”.

Daniele ressalta os cuidados de hidratar o lado externo do corpo e orienta que “a baixa umidade do ar o uso de umidificadores se torna interessante, porém ele deve ser utilizado por umas 3 horas e desligado para evitar o excesso de umidade e formação de bolores, outra questão importantíssima é a higienização dos umidificadores que podem ser foco de fungos, assim tendo efeito contrário ao objetivo dele!”.

 “Nosso corpo é composto por 70% de água e devemos ingerir líquidos no mínimo de hora em hora- distribuindo a sua quantidade recomendada ao longo do dia

Quando a pessoa pratica atividade física essa atenção deve ser dobrada, e a quantidade de ingestão de água deve ser aumentada, hidratantes corporais auxiliam no ressecamento da pele, mas a hidratação começa de dentro pra fora quando a hidratação intrínseca está aquém do desejado, os hidratantes não conseguem suprir essa necessidade, A desidratação pode ocasionar alteração de humor, fadiga, déficit de atenção, enxaqueca, câimbras, água de coco é uma boa opção para hidratar rápido e com a presença de sais, potássio e magnésio a recuperação é certa” completa a nutricionista.

 

Da Redação

Jakeline Sol

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo