GERAL

CNBB confirma nomeação do padre Maurício da Silva jardim como novo bispo diocesano

O padre gaúcho Maurício da Silva Jardim foi escolhido para ser o novo bispo da Diocese de Rondonópolis Guiratinga. Ele já foi nomeado para a função pelo Papa Francisco, mas só deve assumir após sua ordenação prevista para ocorrer agosto.

Enquanto a mudança não é efetivada, a diocese continuará sendo administrada pelo padre José Eder. Ele responde pela administração desde a morte do bispo Dom Juventino Kestering, em março do ano passado, vítima da Covid-19.

Em nota divulgada ontem, os membros da diocese comemoraram a notícia da nomeação do novo bispo.

“Com alegria o acolhemos e rezamos para que o seu ministério episcopal seja fecundo”, diz a nota.

O padre Maurício da Silva Jardim, nasceu em 9 de fevereiro de 1969 em Sapucaia do Sul (RS). Desde 2016 ele dirige é diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Também atuou por vários anos na arquidiocese de Porto Alegre, onde foi pároco em três paróquias. E foi missionário em Moçambique, na África.

O novo bispo foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1999 na paróquia Nossa Senhora de Fátima de Sapucaia do Sul (RS) e pertence ao clero da arquidiocese de Porto Alegre (RS). De 2002 a 2007, foi assessor da Pastoral da Juventude da arquidiocese de Porto Alegre. Pelo projeto “Igreja Solidária” do regional Sul 3 da CNBB fez uma experiência como missionário em Moçambique, na África.

Ele licenciou-se em Filosofia, em 1994, pela faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC), em Viamão (RS), e conquistou, em 1999, o título de bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Teológicos São João Vianney (CETJOV), também em Viamão. Concluiu uma pós-graduação em Psicopedagogia pela FAFIMC, em 1998. Também possui especialização lato sensu em Missiologia pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), finalizada em 2017.

 

Da Redação (com informações da CNBB)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo