CNBB confirma nomeação do padre Maurício da Silva jardim como novo bispo diocesano

O padre gaúcho Maurício da Silva Jardim foi escolhido para ser o novo bispo da Diocese de Rondonópolis Guiratinga. Ele já foi nomeado para a função pelo Papa Francisco, mas só deve assumir após sua ordenação prevista para ocorrer agosto.
Enquanto a mudança não é efetivada, a diocese continuará sendo administrada pelo padre José Eder. Ele responde pela administração desde a morte do bispo Dom Juventino Kestering, em março do ano passado, vítima da Covid-19.
Em nota divulgada ontem, os membros da diocese comemoraram a notícia da nomeação do novo bispo.
“Com alegria o acolhemos e rezamos para que o seu ministério episcopal seja fecundo”, diz a nota.
O padre Maurício da Silva Jardim, nasceu em 9 de fevereiro de 1969 em Sapucaia do Sul (RS). Desde 2016 ele dirige é diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Também atuou por vários anos na arquidiocese de Porto Alegre, onde foi pároco em três paróquias. E foi missionário em Moçambique, na África.
O novo bispo foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1999 na paróquia Nossa Senhora de Fátima de Sapucaia do Sul (RS) e pertence ao clero da arquidiocese de Porto Alegre (RS). De 2002 a 2007, foi assessor da Pastoral da Juventude da arquidiocese de Porto Alegre. Pelo projeto “Igreja Solidária” do regional Sul 3 da CNBB fez uma experiência como missionário em Moçambique, na África.
Ele licenciou-se em Filosofia, em 1994, pela faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC), em Viamão (RS), e conquistou, em 1999, o título de bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Teológicos São João Vianney (CETJOV), também em Viamão. Concluiu uma pós-graduação em Psicopedagogia pela FAFIMC, em 1998. Também possui especialização lato sensu em Missiologia pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), finalizada em 2017.
Da Redação (com informações da CNBB)