Rondonópolis pode mandar para o fim da fila quem escolhe vacinas

A secretaria de Saúde de Rondonópolis vai fechar o cerco contra pessoas que estão escolhendo a marca de vacinas para se vacinar, os chamados “somalieirs de vacinas”.
O secretário de Saúde, Alfredo Vinicius Amoroso, destacou que tem identificado um grupo de pessoas que está escolhendo as vacinas para tomar, nos últimos dias. Ele explica que esse grupo deixa de atender o chamado pela faixa etária, aguardando a data que tenha disponível uma vacina a qual deseja ser imunizado.  
Para coibir essa prática, ele explica que a partir desta terça-feira (20), serão vacinadas pessoas de acordo com a idade e sem abrir espaço para moradores com idade acima da colocada. “Antes vacinávamos pessoas acima dos 35 anos por exemplo, agora vamos vacinar pessoas com 35 anos e não acima, as pessoas que não se vacinarem na idade certa vão para o fim da fila”, explicou.
No entanto, a secretaria programa para este sábado (24), uma repescagem onde todas as pessoas que não se vacinaram poderão receber as doses da vacina. “Vamos dar mais essa chance”, disse. 
Por outro lado, o secretário destacou que alguns casos serão analisados, como os das pessoas que receberam as doses da H1N1 ou tiveram Covid e outros problemas de saúde e não conseguiram se vacinar por questões ligadas ao trabalho, por exemplo. “Se tudo for comprovado podemos sim vacina, fora dos limites de idade, pré-estabelecidos”, disse. 
Meta- Vinícius ainda completou dizendo que pretende chegar a meta 100% do público alvo vacinado no mês de setembro. “Isso vai depender da vinda das vacinas, mas se vierem vamos chegar a essa meta”, afirmou. 
Na quarta-feira (21) serão aplicadas vacinas para pessoas de 32 anos; na quinta-feira (22), será a faixa etária dos 31 anos e na sexta-feira (23) será a vez das pessoas com 30 anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo