GERAL

Número de focos de queimadas aumenta 75% de 2013 para 2014 em Mato Grosso

De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de queimadas este ano é quase o dobro comparado a 2013, levando em consideração o período de janeiro a 13 de setembro de ambos os anos. Segundo os dados, em 2013 houve 9.892 focos de queimadas até esta época do ano. Já em 2014, já chegamos aos 17.331 nesta mesma faixa de tempo, o equivalente a um aumento de 75%.

Na lista dos dez municípios com maior número de focos de queimadas em todo o Brasil, dois são de Mato Grosso. Nova Nazaré (800 Km de Cuiabá) está em sétimo lugar, com um total de 32 focos contabilizado até o dia 13 de setembro. No final da lista, encontra-se a cidade de Confresa (1.180 Km de Cuiabá), com 27 focos. O campeão de queimadas até o momento, de acordo com os dados do Inpe, é São Felix do Xingu, no Pará.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ainda lista os biomas que mais sofrem com as queimadas. Em primeiro lugar, com 45% das ocorrências nacionais, está o Cerrado. Dos 141 municípios de Mato Grosso, 48 tem em sua vegetação o Cerrado, ficando mais propícios para queimadas em épocas secas.

Para tentar prevenir as queimadas que têm como causa a ação do homem, O período proibitivo para queimadas em Mato Grosso continua até o dia 30 de setembro.
A decisão em prorrogar o período proibitivo, que terminaria nesta no dia (15.09), foi publicado no Diário Oficial do Estado. A determinação é em função do tempo seco que deve permanecer em Mato Grosso até a segunda quinzena de outubro. Até lá, a previsão é de chuvas isoladas e a umidade relativa do ar deve continuar abaixo dos 30% no Estado.
O período foi estabelecido na Política Florestal de Mato Grosso, instituída pela Lei Complementar 233/2005 (Cap. II, artigo 10, § 2º).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo