GERAL

Parar de fumar, a Secretaria de Saúde apoia quem se dispõe a largar o vício

Convidado por uma rede de supermercados de Rondonópolis, o responsável pelo Programa de Combate ao Tabagismo desenvolvido pela Secretaria de Saúde, Joel Moura de Souza realizou uma palestra sobre o vício do cigarro, álcool e outras drogas na tarde desta quinta-feira (29) para funcionários da empresa.

A palestra desta tarde é a última de uma série de outras três ministradas por Joel. Para o palestrante, o mais difícil para o dependente químico é libertar-se da dependência psicológica. “É muito comum o fumante, por exemplo, fazer uma associação do cigarro com alguma outra coisa, como a bebida alcoólica ou o cafezinho. O mais difícil é se livrar desse ritual de fumar depois do almoço, quando toma uma bebida ou antes de dormir”, disse.

Em relação a drogas ilícitas, Joel propôs em sua palestra não apenas apresentar os malefícios da dependência, mas alertar para o risco do uso recreativo. “Tem gente que diz ‘eu paro quando eu quiser’, mas acaba se iludindo e quando percebe já está dependente”.

O Programa de Combate ao Tabagismo é realizado também de forma preventiva em escolas e tem como sede a Policlínica da Vila Operária, onde atualmente 282 pessoas recebem tratamento para abandonar o hábito de fumar.

Dependentes de álcool e drogas podem procurar apoio na unidade do Caps AD, instalada há três anos na Rua Augusto de Moraes, 470, no Centro B. O telefone para contato e maiores informações é o (66) 3411-5013.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo