Cultura resgata memórias de Rondonópolis em encontro com pioneiros no Casario

A chuva não foi o bastante para impedir que pioneiros de Rondonópolis se encontrassem no Casario, na manhã deste domingo, no 1º Café com Prosa promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. Debaixo de uma tenda, os ilustres convidados se reuniram e relembraram histórias de quando chegaram ao município.
Além da contação de histórias, ainda teve poemas, homenagens e muita conversa. Os pioneiros na sua maioria levaram suas famílias e desfrutaram de momentos de reconhecimento e saudosismo.
Para o secretário de Cultura, Humberto Campos a cidade só é pujante hoje devido o trabalho desses pioneiros. “Nós queremos resgatar a história do município. Quero que meus netos conheçam que os novos saibam quem lutou e fez diferença”, destacou o secretário que ainda anunciou outros encontros em breve.
O vice-prefeito Ubaldo Barros diz que a atual administração valorizará as pessoas, e elogiou a sensibilidade do secretário em escolher os pioneiros para as primeiras ações da Pasta. “A administração não medirá esforços para apreciar quem tem raiz, não adianta fazer só obras, temos que elevar as pessoas”, estimou.
Conforme Humberto, todos os depoimentos registrados na data do evento, serão decupados e depois impressos em um livro de memórias. Na oportunidade também foi anunciado pelo secretário de Cultura, um parceria junto ao governo do Estado para a construção de um Centro Cultural no bairro Alfredo de Castro.
Estiveram presentes no evento além dos pioneiros, os vereadores Professor Sidnei, Thiago Silva, Batista da Coder, Vilmar Pimentel, o deputado estadual Nininho, o presidente da Coder José Severino entre outras autoridades.
Confira a lista de alguns pioneiros que prestigiaram o evento:
Adenir Rosa dos Santos – 73 anos
Arolda Dueti Lima – 94 anos
Nilza Marinho Silva – 80 anos
Lourdes Guimarães Furtado – 86 anos
Antônio Pereira Cabral – 73 anos
Zarnóbio Pedraza – 77 anos
Maria José de Souza – 79 anos
João Valverde – 74 anos
Jocelina Valverde de Souza – 79 anos
Adão Francisco de Souza – 84 anos
Ademar Ferreira Faria – 67 anos
Darcy Ferreira Barbosa – 77 anos
Francisca Gonçalves de Lima – 67 anos
Hozana Ferreira Moreno – 53 anos
Luiz Klimachki – 80 anos
Lacy Alves Couto – 74 anos
Manoel Henrique dos Santos – 81 anos
Elcio Casemiro de Oliveira – 82 anos
Geraldina Jonas Martins – 62 anos
Dalva Maria Rondon – 62 anos
Pedro Lucena – 72 anos
Claudenor Ferreira Barboza – 72 anos
José Bonifácio de Mendonça – 72 anos
Manoel Florentino Duarte – 85 anos
Davi Pereira da Costa – 76 anos
Marinho Franco.