GERAL

Curso de pedreiro garante qualificação profissional e carteira assinada

Profissionais do Departamento de Políticas do Trabalho, da Prefeitura de Rondonópolis, oferecem o curso de pedreiro de alvenaria para cerca de 30 homens. O objetivo é qualificar a mão-de-obra local para suprir as necessidades do mercado e ainda garantir carteira assinada para os trabalhadores. As aulas teóricas reuniram assuntos como ética e cidadania no trabalho, organização do material, direitos trabalhistas e técnicas em segurança.

Já as orientações práticas são desenvolvidas no Residencial Dom Osório onde são construídas 848 casas em parceria com o Governo Federal. Noções de reboco, estrutura do imóvel e acabamentos finais são repassadas. Mesmo antes de concluir o treinamento, quatro alunos já estão contratados pela empresa Amazon Terraplanagem e Construção, parceira na ação.

O servente de pedreiro, Willamys Pedro dos Santos, conta que decidiu participar do curso para ampliar o conhecimento na área. “Já trabalho no ramo de construção, só que como ajudante. Quero crescer profissionalmente e ter uma renda melhor”, declara.

Já o colega de Willamys, Itamar de Oliveira, lembra que também tem experiência. Atualmente, desempregado, espera se destacar entre os companheiros para conseguir uma vaga na empresa e garantir uma boa colocação.

A gerente do Departamento, Valéria Bevilacqua, explica que 150 pessoas já passaram pela capacitação que é oferecida de graça pelo Poder Público Municipal. “Ministramos aulas de qualificação para pedreiro e azulejista com a meta de proporcionar ao homem uma profissão e como consequência gerar renda familiar”, disse.

O curso de pedreiro de alvenaria é desenvolvido graças à parceria com a empresa Amazon Terraplanagem e Construção que cede o espaço e o profissional para ministrar as aulas práticas. “Vamos dar a oportunidade de emprego para quem se destacar. Depois da experiência, avaliamos a capacidade de cada um e decidimos quem contratar”, esclarece o encarregado Gilberto de Almeida Oliveira.

Fonte:ASCOM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo