GERAL

Cursos da Assistência Social qualificaram 788 pessoas da comunidade de Rondonópolis

Cursos e oficinas realizadas nas diversas comunidades de Rondonópolis resultaram na qualificação profissional de 788 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, em 2015. A maioria delas conquistou espaço no mercado de trabalho e agora ajuda a incrementar a renda familiar. O Programa de Qualificação e Renda Alternativa desenvolvido pela Secretaria de Promoção e Assistência Social do Município inclui as ações do Programa Mulheres Empreendedoras.

O relatório divulgado pela gestora Fátima Martins mostra que foram realizados diversos cursos de artesanato e na área de cuidados com a beleza em inúmeros bairros e comunidades rurais. O programa beneficiou ainda entidades como o Oratório Filhos de Dom Bosco, no Parque Universitário; Obra Kolping da Vila Operária e da avenida Presidente Médici; Kobra São Vicente da Vila Verde e Unisal.

Jovens e mulheres tiveram a oportunidade de conquistar uma profissão com os cursos de corte de cabelo, manicura e pedicura, maquiagem, coloração de cabelo, massagem e design de unha, além de corte e costura, bordado em chinelo e produção de bolsas com patch aplique, além de inúmeros outros de artesanato, o que garantiu emprego e renda para a maioria dos participantes. Fátima Martins conta que as pessoas qualificadas se tornaram profissionais que ocupam espaço no mercado de trabalho.

Outro benefício do programa, acrescenta a gestora, é a de tirar muitas pessoas da situação de depressão e isolamento e promover a reinserção social, graças a convivência com colegas e instrutores dos cursos. “As aulas são espaço de integração, inclusive para idosos”, comenta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo