Reunião da FACMAT desencadeia plantão fiscal e aproxima contribuintes da Sefaz-MT

Os contribuintes do interior do estado, principalmente empresários e contadores estão sendo orientados, através dos plantões fiscais itinerantes nestes últimos dias. A ação foi estabelecida em decorrência da reunião, feita no dia 17 de março, onde a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (FACMAT), junto à Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), representada pelo secretário de Fazenda, Edmilson José dos Santos, e sua equipe técnica, debateram as principais reclamações feitas pelos presidentes e diretores das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso.
Segundo revelou o presidente da FACMAT, Jonas Alves, a finalidade do evento, foi aproximar o órgão do governo com as lideranças empresariais dos municípios de Mato Grosso. “O secretário se colocou à disposição para discutir maneiras de melhorar a relação dos empresários com o governo”, disse Jonas
No encontro, a maioria dos participantes criticou a falta de acessibilidade e esclarecimentos referentes às questões tributárias. Para eles, o atendimento no órgão deve ser melhorado, considerando que muitos processos tributários são prejudicados com falta de informações em suas bases e atrasos devido à distância entre alguns municípios do interior e a capital.
Situada a cerca de 300 quilômetros de Cuiabá, Lucas do Rio Verde foi a primeira cidade a receber o plantão fiscal itinerante. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Lucas – ACILVE, Vilson Gonzales Kirst, solicitou orientação técnica por meio da FACMAT e conseguiu mobilizar sua região.
Mais de 200 pessoas compareceram à Câmara Municipal de Vereadores onde a ação foi apresentada. O funcionamento, bem como a estrutura da Sefaz-MT foram expostos ao público presente no evento. “O contribuinte costuma ter receio da Sefaz-MT. As questões contábeis são difíceis até para os profissionais da área. Por isso, essa reunião foi importante. Ela estreitou a relação entre o órgão e os cidadãos, que agora conhecem um pouco mais sobre cobrança de impostos, taxas, nota fiscal eletrônica, entre outros processos realizados pela Sefaz-MT”, declarou Vilson.
O modelo tributário do estado também entrou na pauta do município de Nova Mutum (a 250 quilômetros da capital). O serviço de tira-dúvidas aconteceu nesta quarta-feira (13), no auditório da Associação Comercial e Empresarial do município (ACENM). Cobranças de impostos foram detalhadas. Além disso, casos individuais passaram por análises técnicas para serem solucionados.
Hoje, sexta-feira (15), a sede do plantão fiscal foi organizada em Cáceres pela Associação Comercial e Empresarial de Cáceres (ACEC), que tem como presidente, Jorge Augusto Amedi. O superintendente de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, José Mazini, acompanha a ação pelo interior do estado e explica que “nós não resolvemos todos os problemas dos municípios nessas agendas do interior, mas aqueles que participam e apresentam suas dúvidas recebem as explicações necessárias”.
Fonte; studiopress



