Equipe da Saúde faz trabalho de combate à dengue na Boa Vista

Conscientizar a população da zona urbana e rural de Rondonópolis sobre o risco da dengue e trabalhar para prevenir a doença. Essa é a meta da equipe da Secretaria de Saúde do Município que realizou ações especiais no Distrito da Boa Vista nesta quinta-feira (14). O serviço desenvolvido pelos agentes de endemias resultou na identificação de vários focos do mosquito transmissor naquela localidade.
Edgar Prates – gerente do Departamento de Saúde Coletiva – explica que a ação beneficiou também a comunidade do Distrito de Nova Galileia, no mês passado, e foi determinada pelo prefeito Percival Muniz e a secretária Marildes Ferreira que estão interessados em reduzir cada vez mais a incidência da doença e manter Rondonópolis livre da epidemia que atinge várias regiões do país.
O gerente coordenou a equipe de 21 pessoas convocadas para fazer vistorias nas casas e estabelecimentos comerciais da Boa Vista, eliminar criadouros e fazer tratamento da água em reservatórios, além do bloqueio químico necessário para combater larvas e mosquitos. Os moradores receberam orientações sobre como prevenir a doença. “Os agentes conversaram com as pessoas e solicitaram parceria para manter os quintais livres de criadouros”, conta.
Após a vistoria, os técnicos realizaram a nebulização espacial dos quarteirões do distrito para eliminar os mosquitos adultos. As mostras de larvas e pupas coletadas nas vistorias vão ser enviadas para análise no laboratório de entomologia. Edgar Prates explica que essa análise é que vai identificar se são mesmo do mosquito aedes aegipty que transmite a dengue e a chikungunya.
A equipe da Secretaria de Saúde do Município notificou 896 casos suspeitos de dengue nos primeiros messe de 2015. Desse total, foram confirmados 194 casos da doença. Edgar Prates compara que a incidência da doença aumenta, geralmente, após feriados prolongados, quando as pessoas costumam viajar para outras cidades e regiões do país e voltam contaminadas pelas doença.