GERAL

Artesanato de Rondonópolis é atração na 41º Exposul

O estande está localizado em um ponto estratégico, local por onde passam muitas pessoas em direção a arena de shows. A população pode conferir diversas peças que foram confeccionados por artesãos de Rondonópolis e região, espaço adquirido pela prefeitura.
Além das palestras, rodas de negócios, leilões, rodeio e shows, a 41º Exposição Agropecuária Comercial e Industrial do Sul de Mato Grosso (Exposul) abre espaço para o comércio de produtos feitos por artesãos de Rondonópolis. Estão expostos quadros, bordados, bijuterias, almofadas, tapetes, jogos de mesa e muitas outras variedades de artesanatos.
“O objetivo é valorizar os profissionais da nossa terra, temos muita gente boa, com talento, essa é uma opção de renda para artesãos que precisam da contrapartida da prefeitura”, explicou Eduardo Duarte, secretário de Promoção e Assistência Social.
Entre as artesãs está dona Rute Antunes de Oliveira, que se aposentou e descobriu no artesanato uma nova profissão. “Atualmente metade do que eu preciso para viver vem das peças que vendo, aprendi bordar, fazer crochê, pintar, tudo com muito carinho, tenho orgulho dessas atividades”, disse Rute.
A presidente da Associação Poguba de artesãos, Jaira Dias de Oliveira, destacou que a venda durante a exposição é comparada a datas comemorativas, como o dia dos pais, das mães e natal e que esse ano a categoria ganhou ainda mais força com a criação da Secretaria de Cultura. “Agora acredito que vamos ganhar força, teremos mais ajuda para fomentar nossas atividades”, afirmou animada.
A principal proposta da nova Secretaria é fortalecer o setor, Luciano Carneiro Alves, Secretário de Cultura destaca que a Pasta através de muito trabalho e políticas públicas quer atrair os olhos da população para os produtos de Rondonópolis e estimular ainda mais a fabricação de peças artesanais que usam matéria prima da região.
Entre os artesanatos que chamaram atenção das pessoas foram as bijuterias de pedras. “Fiquei encantada com tanta coisa bonita, eu, meu marido e meu filho visitamos vários estandes, e aqui demoramos mais apreciando o que é feito pelos artesãos de Rondonópolis”, disse a visitante, Eula Pereira de Souza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo