Deputados aprovam requerimento de urgência para o PL da anistia do 8 de Janeiro

A Câmara dos Deputados aprovou, com 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções, o requerimento de urgência do Projeto de Lei (PL) 2162/2023. Conhecido como PL da anistia, o texto busca perdoar os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
A aprovação do requerimento acelera a tramitação do projeto, permitindo que ele seja votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões. Essa decisão, que destravou o projeto após quase dois anos, foi uma ordem do presidente da Câmara, Hugo Motta, após uma reunião com líderes partidários.
Como votou a bancada de Mato Grosso
A bancada de Mato Grosso votou em peso pela aprovação do requerimento. Dos oito deputados do estado, sete votaram a favor da urgência, mostrando um alinhamento com a proposta.
Votaram a favor:
- Coronel Assis (União)
- Nelson Barbudo ( PL )
- Coronel Fernanda (PL)
- Fábio Garcia (União)
- José Medeiros (PL)
- Juarez Costa (MDB)
- Rodrigo Zaeli (PL)
O único voto contrário ao requerimento na bancada de Mato Grosso foi do deputado Emanuelzinho (MDB).
O que diz o PL da anistia
De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o projeto prevê a anistia “aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei”.
Defensores da anistia, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, argumentam que o perdão deve se estender a ele, que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão. Com a aprovação da urgência, um relator será designado para o projeto nesta quinta-feira (18), com a tarefa de elaborar um texto que possa obter apoio da maioria na Casa.
Fonte: Da Redação