Desbravadores mobilizam mais de 15 mil crianças e jovens para ações em Rondonópolis

Mais de 15 mil crianças e adolescentes se prepararam para participar do III Campori da Região Centro-Oeste que será realizado neste ano, entre os dias 06 e 09 de setembro, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis. O evento é realizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e são grandes acampamentos que reúnem adolescentes, jovens e crianças que participam dos clubes dos desbravadores mantidos pela igreja.
O Clube dos Desbravadores é composto por meninas e meninas entre 10 e 15 anos, que reúnem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver diversas atividades com foco em habilidade, percepções, talentos e o gosto pela natureza.
“É uma atividade aberta sendo adventista ou não, nós temos no nosso sistema cerca de 50% dos meninos e meninas que estarão aqui que não são adventista do 7º dia, mas que com o apoio da família, dos pais que entendem que o benefício dos valores que o clube apresentam, eles fazem questão que os filhos participem também, embora o clube seja mantido pela Igreja do 7º Dia no mundo todo, ele não é exclusivo para adventista,” explicou o pastor Joni Oliveira.
Durante os seis anos que o adolescente participa do clube, ele passa por atividades que vão ajudar no desenvolvimento físico, mental, social e espiritual dos juvenis. “O clube existe para dar um desenvolvimento, tem todo um currículo ao longo desses seis anos que o adolescente passa pelo clube, ele vai fazendo atividades que foram planejadas por educadores, especialistas, para ajudar no desenvolvimento psíquico, social, físico e espiritual. É uma atividade regular que atende todas essas áreas. As atividades socialmente vai ajudar o menino a entende o espaço dele, a respeitar o próximo a ser obediente em casa, na família, na escola, a buscar a vencer os desafios, por exemplo,” explicou o pastor.
O clube desenvolve importante trabalho de cunho social em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Durante o tempo que estiverem em Rondonópolis, por exemplo, os desbravadores vão participar de diversas atividades externas e voluntárias, como o desfile cívico em comemoração ao dia 7 de setembro, com a participação de 3.200 membros e 10 fanfarras, pintura de muros, meio fio e coleta de resíduos leves (como folhas e papeis), plantio de 1.500 mudas de árvores nativas no córrego Arareau, o projeto do “Veterinário solidário” e a limpeza do Rio Arareau.
O Clube de Desbravadores existe desde 1959 no Brasil. Atualmente, existem cerca de 6.700 clubes e mais de 188 mil desbravadores em todo o país. Em Rondonópolis, são 12 clubes e 460 membros.