GERAL

Desenvolvimento econômico aliado à melhoria na qualidade de vida

Começou a funcionar em Alto Taquari (470 km a Leste de Cuiabá) a primeira unidade da ETH Bioenergia S/A de Mato Grosso, sendo a segunda usina que compõe o polo Araguaia já em funcionamento. O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, participou junto com o presidente da empresa José Carlos Grubisich, da solenidade de inauguração da unidade Alto Taquari na manhã desta quinta-feira (18.11).

A empresa que vai produzir 360 milhões de etanol e 380 GWh de energia elétrica por safra tem como meta distribuir 10% dessa produção no mercado local, 40% interestadual e 50% para exportação. A ETH Bioenergia escolheu Mato Grosso para se instalar por contar com o apoio do Governo do Estado, além dos incentivos fiscais que se tornaram fator decisivo, o presidente José Carlos Grubisich, destacou que o apoio inclui o interesse em desburocratizar com responsabilidade. “O Estado de Mato Grosso tem compromisso com o empreendimento de simplificar e nos deu todo apoio para fazer as coisas andarem com responsabilidade”, disse Grubisich.

Mais do que números econômicos a instalação da usina de bioenergia em Alto Taquari representa desenvolvimento social para a região. O governador Silval Barbosa, falou da abrangência de um projeto desse porte. “A produção que antes saía in natura, não sairá mais, as pessoas serão qualificadas, terão oportunidade de emprego e renda e o Estado fará sua parte, investir no social, habitação, segurança, educação, e fazer o desenvolvimento acontecer nessa região”, reforçou o governador.

Em entrevista coletiva o presidente da empresa lembrou que os investimentos que hoje chegam a Mato Grosso não significam só gerador de arrecadação, mas uma aceleração para o desenvolvimento econômico e social.

A importância dos incentivos fiscais foi abordada durante a solenidade. Silval Barbosa argumentou que a política de atrações de investimentos não poderia ocorrer sem que se estabelecesse a concessão dos incentivos. “Mato Grosso é um Estado de oportunidades, maior produtor de grãos do País e por isso precisa fazer com que empresas como a ETH não tenham dificuldade de se estabelecer aqui e mudar a realidade econômica”.

Durante a coletiva José Carlos Grubisich anunciou o lançamento do alcooduto, previsto para 23 de novembro em São Paulo.

Fonte: SECOM/MT (crédito foto: Edon Rodrigues)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo