POLÍTICA

Dia de eleição teve poucas prisões em MT; filas atrasam totalização dos votos

O movimento nas seções eleitorais de Rondonópolis e nas principais cidades de Mato Grosso foi intenso e tranquilo neste domingo (02). Até o fim da tarde o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) computava cerca de 10 prisões e nenhum incidente de maior gravidade. Também houve pouca ação no campo jurídico, que costuma registrar muitos litígios em dias de eleição.

“Acho que esta é a eleição mais tranquila dos últimos 15 anos. Havia uma preocupação grande com o acirramento político, mas penso que as medidas preventivas adotadas pela Justiça Eleitoral surtiram bom efeito. Foi muito mais tranquilo que a gente imaginava”, disse o advogado, Maurício Castilho , que é especialista em Direito Eleitoral e fez plantão hoje na sede do TRE, em Cuiabá.

Em Rondonópolis as pessoas flagradas cometendo crimes eleitorais foram encaminhadas para a delegacia da Polícia Federal. O caso mais grave envolveu um eleitor que tirou fotos do local de votação e ainda desacatou mesários e policiais. Ele tentou resistir à prisão e acabou se ferindo antes de ser levado à prisão.

Em Cuiabá um homem foi preso em flagrante por propaganda ilegal na fila de votação de uma seção na Escola Estadual Dom José do Despraiado, no bairro Despraiado. Ele começou a gritar o nome do candidato a presidente Ciro Gomes e, após se recusar a parar, foi preso em flagrante pelos policiais militares que estavam no local.

APURAÇÃO
Quem esperava uma apuração relâmpago das eleições deste ano se decepcionou. A contagem dos votos começou de forma lenta, aparentemente devido às filas que se formaram em várias regiões do país e acabaram atrasando o encerramento da votação. O horário determinado foi às 16 horas, mas quem estava dentro dos locais de votação neste momento pôde aguardar na fila para votar.

Por volta das 18 hh20oras o TSE informava a totalização de menos de 40% dos votos. Jair Bolsonaro (PL) liderava com cerca ade 47% do total apurado. Contrariando as previsões das principais pesquisas, Lula aparecia em seguindo com 44%. No entanto até este momento não havia sido computadas a maior parte das urnas das regiões Sudeste e principalmente do Nordeste – onde Lula aparece nas pesquisas com larga vantagem sobre os concorrentes.

Em Mato Grosso houve atraso também no encerramento da votação em várias seções de Rondonópolis e os dados do município demoraram a entrar no sistema.

A apuração é acompanhada com atenção pela internet e também em transmissões ao vivo de emissoras de rádio do município.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo