Dicas de prevenção ajudam a evitar casos de gripe

Medidas simples como a de lavar as mãos e evitar aglomerações são essenciais para prevenir casos de gripe, inclusive a do tipo influenza ‘A’ que é provocada pelo vírus H1N1 e já causou mortes em Mato Grosso, neste ano. O alerta é feito pela enfermeira supervisora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município, Agda Alves Ramalho, que classifica a prevenção como o melhor remédio contra a gripe e muitas outras doenças.

Agda chama a atenção da comunidade para a importância da prevenção depois de confirmar um caso da doença em Rondonópolis. Ela conta que um homem de 43 anos apresentou os sintomas da doença sete dias após ter participado de uma festa de rodeio na cidade de Paranaíba (MS), onde ocorreram cinco mortes pela influenza ‘A’. Ele permanece internado na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade.

A enfermeira recomenda que para proteger-se contra a infecção é importante lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos a base de álcool; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo, nem compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal.

Outra orientação é a de suspender viagens para lugares onde haja casos da doença, sempre que for possível; e procurar a unidade de Saúde mais próxima de casa se tiver algum sintoma da doença. Os grupos contemplados pela campanha de vacinação devem tomar a dose de imunização. O Ministério da Saúde definiu como grupos prioritários as crianças entre 6 meses e menos de 2 anos, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, população indígena e profissionais de saúde, além daqueles com doenças crônicas.

Sintomas

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. As pessoas podem apresentar febre alta, dores musculares, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza e cansaço. Em alguns casos também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo