POLÍTICA

Cláudio da Farmácia aproxima legislativo dos demais poderes

Desde janeiro desse ano, o vereador Cláudio da Farmácia (MDB) ocupa o cargo de presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis. Ao longo desses dez meses, a gestão estabeleceu metas, construiu parcerias, promoveu debates, idealizou projetos e está escrevendo um novo capítulo na história do município. O portal de notícias MinutoMT resolveu fazer um balanço da gestão nesse período. Em nosso levantamento, as principais mudanças implementadas na casa leis foram nas seguintes áreas: infraestrutura, comunicação, transparência, realização de audiências públicas e parcerias com os demais poderes e entidades.

 

Infraestrutura

Algumas das principais atribuições do Poder Legislativo é elaborar, discutir, rejeitar ou aprovar leis, mesmo que sejam enviadas pelo poder executivo, mas, também podemos destacar a função de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Mas para que tudo isso ocorra da melhor forma possível é necessário propiciar um ambiente de trabalho acolhedor e confortável, tanto para os parlamentares, como para o cidadão que utiliza a estrutura da Câmara. Por isso, o presidente priorizou reparos na infraestrutura da casa de leis.

E por falar em infraestrutura, já estão sendo realizadas melhorias no telhado, parte elétrica e no forro. Além disso, a gestão também solucionou problemas relacionados a climatização dos ambientes, uma vez que nem todas dependências estavam adequadamente climatizadas. Alguns espaços físicos tinham o aparelho de ar-condicionado instalado, porém, eram velhos e estavam fora das conformidades técnicas, portanto, os gastos de energia eram exorbitantes. De acordo com o Secretário Legislativo de Administração, Alessandro Brandão, outra demanda histórica da Câmara é o estacionamento para as autoridades, servidores e visitantes, atualmente improvisado, sem nenhuma segurança. Segundo Brandão, a solução está sendo viabilizada em parceria com o governo do estado, que cedeu o terreno anexo para que a Câmara faça as devidas adequações. Devido as dificuldades do cidadão rondonopolitano não pode ir até a Câmara, acompanhar as discussões dos projetos durante as sessões, audiências públicas e outros debates importantes, o chefe do Poder Legislativo Municipal, Cláudio da Farmácia, está implantando a primeira Rádio Câmara de Mato Grosso.

A emissora oficial do legislativo vai proporcionar maior transparência as atividades dos vereadores, aproximar o parlamento da população, facilitando a participação e a interação do cidadão com a Casa das Leis. O projeto da emissora radiofônica pública é resultado de parcerias entre Câmara de Rondonópolis, Câmara dos Deputados Federais e a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, através da sensibilização dos deputados estaduais. De acordo com o presidente da Câmara, Cláudio da Farmácia (MDB), a rádio legislativa de Rondonópolis trata-se de um projeto pioneiro no estado e visa, sobretudo, abrir espaço para as comunidades e entidades sem fins lucrativos que atuam nos mais diversos setores do município expressarem seus pensamentos, sua arte, suas ideias e projetos, seja individual ou de grupo.

“Com a implantação da rádio nós vamos ter aqui na Câmara uma importante ferramenta para a manifestação, debates da sociedade, destaco as associações de moradores de bairros, sindicatos, enfim, todos esses segmentos que representam diversos setores da economia local vão ter seu espaço na emissora”, explicou o presidente. Além da Rádio Câmara que está sendo implantada, a Câmara Municipal de Rondonópolis já conta com meios que aproxima e torna transparente a prestação de contas ao cidadão, como o Portal da Transparência, através do site oficial da Casa de Leis, basta clicar aqui: http://rondonopolis.mt.leg.br/. Claudio da Farmácia está em seu segundo mandato como vereador, segue como chefe do Poder Legislativo de Rondonópolis até 31 de dezembro de 2020.

FONTE: Redação MinutoMT/ Jeová Rodrigues

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo