EDUCAÇÃO

Educação em Direitos Humanos deve ser inserida no currículo da Rede Estadual

Mato Grosso poderá ser o primeiro Estado do país a inserir nas orientações curriculares a Educação em Direitos Humanos. O projeto que está em fase de elaboração pela Seduc foi tema de palestra no Encontro de coordenadores das Escolas Organizadas por Ciclo de Formação Humana, em Primavera do Leste.
A técnica da Coordenação de Diversidade da Seduc, Leize Lima de Oliveira, esclareceu a importância de trabalhar os temas no currículo. Conforme ela, equidade de gênero, diversidade sexual, relações étnico raciais e direitos humanos integram o cotidiano do ambiente escolar, por isso devem ser debatidos nas escolas. “Os educadores são agentes de mudanças sociais”, destaca.
Com esses esclarecimentos e o plano, construído no coletivo e validado em fóruns, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Assembleia Legislativa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Comitê Estadual em Direitos Humanos, as escolas poderão inserir nos currículos abordagens voltadas para as próprias diversidades e realidades regionais. “O currículo é a ponte que liga a Escola à sociedade”, esclarece Leize Oliveira.
Durante o encontro de coordenadores muitos questionamentos foram colocados, com base na realidade dos seis municípios participantes (Primavera do Leste, Poxoréu, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Santo Antonio do Leste e Campo Verde).
Duas coordenadoras de escolas de Primavera citaram casos vivenciados na escola e nas relações sociais. Uma delas contou a dificuldade encontrada pelos profissionais da escola para lidar com a homossexualidade entre os estudantes. Outra citou a discriminação racial sofrida por ela no comércio regional. Ambas comprovaram a necessidade das discussões no ambiente escolar.
Fonte: Ass;SEDUC

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