TRE – Jovem eleitor: quem completa 16 anos até a data da eleição pode tirar o título

Quem completa 16 anos até a data da eleição, em 02 de outubro, e quer participar da vida política de sua comunidade pode tirar o título de eleitor antes do dia 4 de maio, que é a data limite este ano para fazer o alistamento e transferência de título. Para isso, basta agendar e levar um documento como RG ou certidão de nascimento, além de um comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis.
O título fica pronto na hora.
João Antônio Ferreira Pacheco Fiorillo (foto) vai completar 16 anos em 30 de agosto e é um dos que escolheram fazer parte do processo político em São Paulo. Ele está no 9º ano escolar e, inconformado com a situação política e econômica do país, foi desafiado pelo pai: “está descontente com a política? Então que tal se inscrever como eleitor?”. E foi o que o jovem fez.
Para ele, votar é tentar mudar: “não dá mais para negar a política, pois é impossível que o jovem, ou mesmo o adulto, não note a situação que está à sua volta; que não sinta o desconforto, o descontentamento com a violência, o trânsito, a pobreza…”. Segundo João, ele quer, a partir de agora, exercer a sua responsabilidade como “quase adulto”. Para a eleição deste ano, ele pretende pesquisar muito sobre os candidatos na internet e nos jornais, inclusive o currículo daqueles que lhe interessarem, e participar de muito debate com a família.