Em discurso na ONU, Lula homenageia Papa Francisco e Pepe Mujica como símbolos de humanismo

Em seu pronunciamento na Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou uma homenagem ao ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e ao Papa Francisco, descrevendo-os como “personalidades excepcionais”.
Em sua fala, Lula afirmou que ambos “encarnaram, como ninguém, os melhores valores humanistas”, e que suas trajetórias se entrelaçaram com a própria história da ONU.
O presidente então projetou qual seria a mensagem das duas lideranças se estivessem discursando naquela tribuna. Segundo Lula, eles lembrariam ao mundo que “a degradação ambiental e a desigualdade não são inexoráveis” e que “os únicos derrotados são os que cruzam os braços resignados”.
Continuando a evocar o legado de Mujica e do Papa, Lula conclamou os líderes mundiais à ação. Ele afirmou que, na visão deles, é possível “vencer os falsos profetas de oligarcas que exploram o medo” e disseminam o ódio.
O presidente concluiu sua homenagem com uma mensagem de esperança e responsabilidade, afirmando que o futuro é construído por escolhas e que é preciso “coragem de agir para transformá-la”.
Fonte: Da Redação