GERAL

Empreiteiras encontram problemas e pavimentação de bairros tem entrega adiada

As obras de pavimentação e drenagem com recursos provenientes da primeira etapa de execução do Programa de Aceleração de Crescimento – PAC II encontram problemas para serem finalizadas em alguns dos pontos de trabalho em Rondonópolis. Muitas pavimentações, que tiveram ordem de serviço dada em junho de 2012, e que tinham o prazo de entrega para o fim de julho deste ano, vão ser concluídas em data posterior, possivelmente em agosto, apenas depois que alguns problemas encontrados com as obras de drenagem forem solucionados.

Um dos casos mais complexos é o do Jardim Iguaçu. No local, onde a empreiteira Ensercon é responsável pelo serviço, foi detectada uma grande rocha no subsolo, o que impediu que fosse continuada a drenagem que já estava sendo executada no bairro. Com a impossibilidade, a equipe técnica da empresa e da Secretaria de Infraestrutura do Município – Sinfra estudaram várias possibilidades e a mais viável encontrada foi ‘desviar’ a obra.

Para tanto, foi necessário modificar o projeto e a seguinte aprovação da Caixa Econômica, o que recentemente foi conseguido. O trajeto da drenagem foi levado para outro rumo e passa agora por uma rua onde um morador indevidamente tomou posse do espaço. O secretário Fábio Cardozo, da Sinfra, imagina, porém, que este segundo impasse com o cidadão não será problema. “Já preparamos a intervenção via departamento de fiscalização para que a obra seja tranquilamente conduzida”, afirmou.

A Ensercon ainda é responsável pelas obras do Dom Bosco e Ipiranga. Recentemente, após solicitação de lideranças de bairros circunvizinhos, o prefeito Percival Muniz solicitou a inclusão no convênio de algumas ruas da Vila Iraci e do Jardim Primavera e o Município teve de aditivar o contrato. Estas ruas já foram demarcadas e receberão os investimentos de capa asfáltica. Para entregar todos os serviços na região, que ainda contempla a finalização do projeto primário, diretores da empresa afirmam que será necessário os moradores aguardarem até o dia 10 de agosto.

Outra empresa que desenvolve serviços de drenagem e adequação da infraestrutura de bairros para que a pavimentação seja finalizada e com boa perspectiva de durabilidade é a Tri Polo. Servidores da empresa instalam nesta semana bocas de lobo e postos de visita – para a manutenção da rede coletora de água pluvial – no Jardim Carlos Bezerra I. Estes tipos de obras são concentrados em esquinas, que são os únicos espaços que ainda faltam receber o asfalto no bairro. Para terminar o serviço, a empreiteira solicitou de 20 a 30 dias na Prefeitura.

Os bairros Dinalva Muniz e Jardim Nova Era, frutos do mesmo convênio com a Tri Polo, já estão com suas obras praticamente finalizadas. Já o bairro Tancredo Neves, que é de responsabilidade da Constral – dona do maior contrato do PAC II com o Município atualmente – ainda tem alguns pontos específicos para que sejam instaladas as bocas de lobo e a pavimentação. No bairro, as obras também só devem ser entregues na segunda quinzena de agosto. Já a região do Rui Barbosa é a que tem as obras mais atrasadas. Serão feitas nos próximos dias as primeiras intervenções em drenagem no local e a previsão real para entrega, segundo a direção da Constral, ainda é imprecisa.

Mais recursos

O secretário Fábio Cardozo e o Município já receberam uma sinalização positiva da Caixa Econômica sobre mais R$ 50 milhões, de uma segunda etapa do PAC II para aplicação em drenagem e pavimentação de bairros, no início de julho. A proposta agora seguiu à Secretaria de Tesouro Nacional e deve tramitar em Brasília nos próximos meses para então haver uma resposta definitiva do Governo Federal. Cardozo avalia que são grandes as chances de um desfecho positivo.

“Estou muito animado com esta situação porque está tudo caminhando muito bem. Nós fizemos os projetos e protocolamos tudo dentro do prazo. A Caixa Econômica foi rápida e em Brasília também está andando bem. Vamos acompanhar bem de perto, mas acho que teremos uma situação favorável”, otimizou o secretário de infraestrutura do município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo