Empresa inicia nova fase no processo de troca dos semáforos

A empresa responsável pela instalação dos novos semáforos iniciou mais uma nova fase do processo. Já estão sendo implementados, em alguns cruzamentos, os aparelhos semafóricos principais, sendo o porta foco e o sistema eletrônico que darão vida aos 60 equipamentos que vão controlar a região central. Em um primeiro momento, a empresa responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, instalou os semipórticos que vão dar sustentação aos aparelhos.
As mudanças vão acontecer na região central, nos aparelhos instalados nas vias que compreendem da Rua Fernando Correa da Costa à Rua Dom Pedro II; e da Avenida Dom Wunibaldo à Avenida Frei Servácio. O projeto ainda garante a instalação de aparelhos em dez novos cruzamentos.
Outra boa notícia é a instalação de laços virtuais em alguns cruzamentos. Isso vai possibilitar regular o fluxo de tráfego nas vias, mudando o sincronismo em tempo real conforme a necessidade apresentada. Todo o sistema vai ser interligado e integrado a uma central informatizada que possibilitará a supervisão dos equipamentos de forma online.
O Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, explica que com esse equipamento vai ser possível abrir o sinal para a via com maior fluxo de veículos. O que deve diminuir as filas nos cruzamentos que registram mais movimentação. “Nesses cruzamentos, o sinal fecha e abre priorizando a via com demanda maior de fluxo de veículos. Chegou a modernidade para o trânsito de Rondonópolis”, comemora o secretário.
A modernização dos semáforos faz parte do Plano de Governo do prefeito Percival Muniz. A empresa Telvent Brasil Ltda., de São Paulo (SP), venceu o certame e é responsável pela execução do projeto com investimento de R$ 2.784.600,00 na primeira etapa.