ECONOMIA

Encontro com secretários de Indústria e Comércio vira referência nacional

Antes mesmo de terminar, o 1º Encontro de Secretários de Indústria e Comércio se tornou referência nacional. O gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick Lourenço de Lima, palestrante sobre a lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, já anunciou que o encontro em Mato Grosso foi uma iniciativa de sucesso, que o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf teve, ao reunir os gestores municipais para alinhar informações e buscar parcerias que visem o crescimento econômico.
Na oportunidade, o secretário Pedro Nadaf ofereceu abrigar, em Mato Grosso, o 1º Encontro de Secretários do Centro-Oeste. “Queremos mostrar que a aproximação do Governo com o município é o primeiro passo para o desenvolvimento e mudança econômica regional”.
Bruno Quick enfatizou, durante sua apresentação, que os gestores presentes no encontro são os pioneiros neste processo de busca de novos conhecimentos e parcerias no setor econômico. “O fato de vocês estarem aqui já mostram que estão interessados em contribuir para o crescimento da economia local. A prioridade do gestor público deve ser a de criar um ambiente de negócios em sua região. Isso se conquista buscando conhecimento, trocando informações e estreitando parcerias”.
Outro destaque, durante o evento, foi o anúncio da implantação dos centros empresariais nos municípios de Mato Grosso, como sendo uma das prioridades do Governo para 2009. De acordo com Nadaf, 30 municípios serão contemplados com suporte técnico, material e capacitação, nessa fase inicial.
Para o secretário adjunto Manoel Rodrigues Palma, o centro irá facilitar ainda mais a missão da Sicme. “A Secretaria é responsável pelo desenvolvimento econômico do Estado. As ações que ela desenvolve, através do núcleo socioeconômico, fazem com que a riqueza do Estado seja distribuída, gerando emprego e renda para a população mato-grossense”.
Durante a apresentação do setor energético, o superintendente José do Carmo Ferraz Filho falou sobre as atividades que a Secretaria tem feito no Estado de Mato Grosso. Ele destacou o cenário da energia no Estado: “Mato Grosso tem uma tranquilidade na economia energética. Nosso objetivo é garantir essa qualidade e quantidade, aos empreendedores que vem para nossa região”.
A superintendência de Minas, por meio do seu superintendente Joaquim Jurandir Pratt Moreno, apresentou aos secretários municipais os projetos que foram concluídos em 2008 e os que ainda estão em andamento. Esses projetos representam a soma de três folhas do mapeamento geológico do Estado, distribuído em suas regiões.
Joaquim ressaltou as importâncias dos levantamentos realizados pela Sicme: “Não somos ainda um Estado minerador por excelência, mas os levantamentos mostram que suas potencialidades são muito grandes”.
A superintendência do Comércio, chefiada por Wilson Valdevino da Silva Pereira, apresentou os resultados obtidos com o avanço do segmento. “Temos como objetivo ser indutora e fomentadora através de incentivos”.
Quanto aos programas de incentivos da Sicme, o Superintendente de Indústria Sérgio Pascoli Romani, frisou os benefícios do Estado: “Mato Grosso é grande produtor de carne e algodão, tem excelente expansão territorial para o uso agropecuário e ocupa cada vez mais um destaque nas exportações brasileiras”.
Assessoria Sicme

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo