Equipes de enfermeiros são preparadas para operar novos equipamentos no PA

Os enfermeiros que manusearão os quatro ventiladores mecânicos que chegaram para reforçar os boxes de emergência do Pronto Atendimento Municipal – P.A. começaram a receber nesta sexta-feira (28) uma capacitação profissional para saber acessar todos os recursos possíveis do equipamento eletrônico de respiração artificial. A exigência foi da direção da unidade e da secretária de Saúde Marildes Ferreira, que buscaram técnicos ligados a empresa que vendeu os ventiladores para tirar todas as dúvidas dos profissionais locais. A adaptação na prática será supervisionada por uma profissional da fisioterapia, que acompanhará os enfermeiros no dia-a-dia do P.A. adulto e infantil.

De acordo com avaliação da diretora clínica do PA, Vânia Scapini, a evolução da capacidade técnica do profissional tem que andar junto com a modernização dos equipamentos disponíveis na unidade. “Tudo faz parte do processo de implantar mais qualidade ao atendimento também com o conhecimento. A vinda de um profissional da fisioterapia foi fundamental, até porque ele é quem vai saber calibrar o sistema com o equilíbrio dos gases e capacitar diariamente o enfermeiro que atua na emergência”, ressaltou.

O PA recebeu junto com os quatro ventiladores, compressores novos, eletrocardiógrafo, novos materiais para intubação, um desfibrilador, ultrassom e outros aparelhos. A compra de todos os equipamentos foi possível por uma doação de R$ 185 mil viabilizada via Ministério Público do Trabalho – MPT e articulada pela secretária Marildes Ferreira. “No P.A., tanto infantil quanto adulto, nós fazemos os primeiros socorros dos acidentados, pessoas sofrendo ataque cardíaco e outros casos onde se corre um risco de vida. Especialmente na UTI pediátrica, onde temos um grave problema em arrumar vaga de internação em Mato Grosso, vamos conseguir com estes materiais dar mais condições a nossos profissionais em atender estes pacientes com uma infraestrutura mais eficiente, até o momento em que se consiga um leito. Em poucas palavras, temos mais chances de salvar vidas”, comemorou a chefe da Pasta municipal de Saúde.

A diretoria do Pronto Atendimento afirmou que até o fim da semana que vem deve ser finalizado todo o processo de instalação dos novos aparelhos. Ate lá, Vânia garante que os enfermeiros já vão estar totalmente adaptados ao novo modelo de trabalho. “Nesta sexta houve a capacitação de 12 profissionais de manhã e à tarde outro grupo foi capacitado. Esta adaptação será diária e contínua”, esclareceu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo