24.4 C
Rondonópolis
sábado, maio 18, 2024

ESPAÇO ABERTO Hermélio Silva: Escritor rondonopolitano; "Do Ouro & melechete ao Oratório Dom Bosco"

Hermélio Silva, rondonopolitano nato, criado e banhado nas águas do Rio Vermelho, o escritor nasceu nas proximidades da Praça dos Carreiros, mais precisamente na esquina da Av. Amazonas com a Av. Rio Branco. De inicio queremos agradecê-lo pela oportunidade que nos deu de conhecer um pouco mais da sua trajetória de vida cultural. Hermélio Silva é acima de tudo família, casado com Samira Souza, 05 filhos completam a família Meire, Indianara, Pablo, Samara e Samuel.

Jornal Folha Regional; Esses momentos de criatividade e rica produção literária, trasem alguma influência da sua convivência durante a infância?

Hermélio Silva; Passei parte da minha infância na Bahia, mais precisamente na cidade de Carinhanha, onde morei durante 13 anos. Lá vivia sempre em contato com a mãe natureza, onde só o cantar harmonioso dos pássaros quebrava o silêncio. Caminhava pelas margens do grande Rio São Francisco admirando o horizonte e a bela paisagem com os raios de sol refletindo sobre suas majestosas águas. A lembrança da infância maravilhosa, certamente acaba influenciando na formação do caráter pessoal e de certa forma tem me ajudado na produção intelectual.

JFR; Nos dias de hoje há uma queixa geral sobre a queda na qualidade do ensino no Brasil, por onde deveríamos começar para mudar essa situação?

Hermélio Silva; O incentivo a leitura é fundamental, e como sugestão a criação de novos espaços, eventos como concursos de poesia, incentivo aos textos oratórios em salas de aula. Os nossos alunos precisam também ler, serem incentivados a conhecer os nossos grandes escritores, desde a minha adolescência já lia obras de Jorge Amado, Machado de Assis e outros. Sempre gostei de escrever textos e poesias, e como observação guardo tudo que escrevo.

JFR; A sua atuação junto a prefeitura municipal de Campinas, ajudou a abrir novos horizontes na sua produção cultural?

Hermélio Silva; Eu atuei como diretor de eventos especiais e cerimonial da prefeitura de Campinas (SP), no período de 2005 a 2011. Coordenei vários eventos, Carnaval, Festa Junina, Sinfonia Ecológica Brasileira (Brasil e Cuba), Arena Brasil – Copa 2010 e Natal. Foi um momento muito rico profissionalmente, e com essa experiência adquirida novos horizontes foram se abrindo em minha vida.

JFR; Fale um pouco do movimento literário na nossa cidade até a instalação da Academia Rondonopolitana de Letras?

Hermélio Silva; Em 1994 o Dr. Aylon do Carmo e o saudoso pioneiro José Sobrinho fundaram a Sociedade dos Escritores de Rondonópolis. A instituição tinha como um dos objetivos incentivar novos valores que pudessem surgir na nossa literatura. A Sociedade dos Escritores Rondonopolitanos, de início uniu a categoria, apesar de não ter se firmado integralmente nos seus objetivos. Mas foi sem dúvida um primeiro avanço para que posteriormente fosse fundada em 19 de novembro de 2013 a Academia Rondonopolitana de Letras.

JFR; Com 14 obras literárias produzidas qual a sua avaliação sobre a mais recente “Oratório Dom Bosco – Padre Danilo Rinaldi Uma Vida Missionária” ?

Hermélio Silva; A receptividade é excelente, todas as obras são importantes, cada uma tem a sua personificação e sua mensagem, “Do Ouro & melechete ao Oratório Dom Bosco.” Nesta a mais recente, não tive a intenção de escrever a bela história do Padre Danilo Rinaldi, tampouco a lindíssima história do Oratório Dom Bosco. Resumi neste livro o apanhado de entrevistas, matérias, pesquisas e fotografias que julguei serem importantes para lembrar àqueles que construíram essa história.

JFR; Para finalizarmos, como se sente na assessoria parlamentar do vereador Cláudio da Farmácia (PMDB), e neste ano atípico no país “copa do mundo e eleições presidenciais” esses fatos aguçam ainda mais a seu senso produtivo literário?

Hermélio Silva; O vereador Cláudio é um gentleman, na política tem uma atuação extremamente democrática, transparente e humana. Visita constantemente os bairros, e tem como base do seu trabalho as comunidades. O vereador Cláudio tem um perfil legislativo trabalha com muita seriedade e como empresário com toda a sua experiência pode ser um excelente executivo. Para finalizar eu agradeço o espaço concedido, digo que a realização da copa do mundo poderia sim nos inspirar ainda mais, mas diante do que estamos vendo, somente o “Estado de Cuiabá” recebeu todos os investimentos deixando o interior mato-grossense para trás.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO