Estado começa Semana de Comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, o MT – Hemocentro lança na próxima segunda-feira (24.11), mais uma Campanha de Doação de Sangue. A ação segue até o próximo sábado (29.11). “Além de ser uma forma de homenagem as pessoas que já doam sangue e agradecê-las pelo grande ato de amor e solidariedade ao próximo, é uma forma de incentivar que novas pessoas comecem a colaborar com o MT – Hemocentro a atender a demanda de sangue em todo Estado”, declarou a diretora geral do MT – Hemocentro, Eliana Rabanne.
Com início no dia 24 de novembro, a campanha conta com uma extensa programação em locais variados, tanto em Cuiabá quanto em Várzea Grande, onde a unidade móvel do MT – Hemocentro ficará a disposição da população para doação do sangue. “As campanhas servem para conscientizar e sensibilizar as pessoas, que o ato de doar sangue além de ser um ato de amor e ajuda ao próximo, salva vidas”, destacou Eliana Rabanne.
A Praça da República marca o início das doações a partir das 08h até as 17h30 e se estende até o dia 25 de novembro, no mesmo local. Já no dia 26, a unidade móvel estará na sede do Rotary Clube, próximo ao Sinuelo, em Várzea Grande, das 15h30 as 20h30. Para a quinta-feira (27.11), a programação será na Sede da AmBev, situada a Avenida Antártica, nº 3001, em Cuiabá. Nos dias 28 e 29 de novembro, a unidade retorna para a Praça da República. Na sexta-feira, o horário será das 08 as 17h30. No encerramento da campanha, sábado, o horário será das 08h as 12h30. “Aquelas pessoas que participarem da campanha, fazendo a doação de sangue, receberão uma camiseta de brinde”, frisou a diretora.
Além desses postos de coleta disponibilizados para a Campanha, as doações também poderão ser feitas na sede do MT- Hemocentro, localizado na Rua 13 de junho, nº. 1.055, que ficará aberto das7h30 as 17h30 de segunda a sexta, e sábado das 7h30 às 12h, e a unidade de coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, que ficará a disposição dos doadores das 8h às 18h, de segunda a sábado.
DOAÇÃO DE SANGUE- As condições básicas para doar sangue são sentir-se bem, estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identidade com foto, válido em território nacional. Para o dia da doação é necessário não estar em jejum, fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes, evitar alimentos gordurosos três horas antes.

PESSOAS QUE NÃO PODEM DOAR- Aquelas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, que fizeram tatuagem ou colocaram piercing, nos últimos 12 meses, em estabelecimentos não controlados pela Vigilância Sanitária, que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos último ano.
APÓS A DOAÇÃO- O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem-estar e poderá, posteriormente, conhecer os resultados dos exames feitos em seu sangue. Estes testes servem para detectar doenças como AIDS, sífilis, doença de Chagas, vírus HTLV I e II, hepatites B e C. Outro exame revela o tipo sangüíneo. Em caso de sorologia positiva de algum dos testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação e, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde. O material infectado é descartado e não será usado para transfusões.
Assessoria SESMT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo