Câmara de Rondonópolis inaugura galeria em homenagem às mulheres vereadoras

A Câmara Municipal de Rondonópolis inaugurou, nesta quarta-feira (20), a nova Galeria de Mulheres Vereadoras, espaço remodelado com nova iluminação e atualização dos registros das parlamentares que já ocuparam cadeiras no Legislativo.
Desde a primeira legislatura, entre 1955 e 1958, 14 mulheres assumiram mandatos na Casa. Todas elas agora estão representadas na galeria, que traz as fotos das pioneiras Elza de Oliveira e Arolda Dueti, primeiras mulheres a exercerem o cargo de vereadora no município.
Entre as homenageadas estão ainda Amélia Augusta Stefanini Bautista e Maria Niuza de Lima, que atuaram na década de 1980; Marlene Silva de Oliveira Santos, que exerceu mandato no final dos anos 1980 e início dos anos 1990; além de Luciene Soares de Lima, Vilma Moreira dos Santos Oliveira — que chegou a ser deputada estadual —, Rosidalva Rodrigues de Souza e Marildes Ferreira.

Também integram a galeria as atuais parlamentares Mariúva Valentim Chaves, Kalynka Meirelles, Luciana Abreu Horta — a mulher mais votada da história da cidade — e Elienai Paulino.
Durante a solenidade, o presidente da Câmara, Paulo César Schuh (PL), destacou que Marlene de Oliveira Santos foi a única mulher, até hoje, a presidir o Legislativo municipal. Além disso, lembrou que ela também foi a única mulher na história política de Rondonópolis a disputar a prefeitura.
Presente ao ato, a ex-vereadora Amélia Stefanini relembrou sua trajetória e destacou projetos de sua autoria que se tornaram realidade, como a autorização para criação do Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (Cesur) e a implantação da Delegacia da Mulher na cidade.
A Câmara também vive um momento inédito em sua história: atualmente conta com quatro mulheres em exercício simultâneo no plenário — Kalynka Meirelles, Mariúva Valentim Chaves, Luciana Horta e Elienai Paulino.
Fonte: Da Redação