24.1 C
Rondonópolis
segunda-feira, maio 20, 2024

Estudantes do Senai-Rondonópolis estão na expectativa

Após participar da etapa local da Olimpíada do Conhecimento, os estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Rondonópolis) estão ansiosos para competir na fase nacional da competição, considerada a maior disputa de educação profissional das Américas. E o desejo dos alunos em de destacar-se no torneio regional tem explicação: garantir uma média satisfatória para conquistar vaga no evento nacional, que ocorrerá em 2012, em São Paulo. Em Rondonópolis, quatro discentes competiram nas modalidades Tornearia Convencional e Manufatura Integrada, nos dias 16 a 21 de novembro, e demonstraram conhecimento técnico nos assuntos e controle emocional para concorrer como profissionais.

Um deles foi Vinícius Santos Coutinho, que conta como foi a experiência. "Participar da Olimpíada do Conhecimento nesta etapa foi muito produtivo, pois pude exercitar como é trabalhar sobre a pressão". Ele refere-se ao fato de competir e ser observado pelo público ao mesmo tempo em que é julgado pelos avaliadores da disputa. "Também dividi conhecimentos com quem já participou da competição, e recebi dicas sobre como agir em situações inesperadas e como deve ser a postura do competidor que briga por uma medalha". Além disso, Vinícius complementa que aprendeu acerca dos seus pontos fracos bem como conseguiu identificar onde estão seus diferenciais como competidor. "Estou feliz e quero chegar na nacional, representar meu estado com muito orgulho e trazer uma medalha de ouro".

A competição do Senai-Rondonópolis contou com a participação de alunos das modalidades aprendizagem industrial (mecânica de manutenção industrial) e habilitação técnica (mecânica e mecatrônica), que foram treinados pelos instrutores Thiago Silva Leite e Diego Henrique de Andrade. O evento foi aberto ao público, e contou com a presença de 600 visitantes, principalmente alunos do ensino médio. Além da fase regional da Olimpíada do Conhecimento, a instituição também ofereceu outros atrativos, como visitas guiadas aos ambientes de ensino (salas de aula e laboratórios de automação, informática, eletricidade predial e industrial, solda e de grãos) e mostra tecnológica de produtos inovadores de alunos e professores do Senai-Rondonópolis (Elevador de Canecas, Tomada Inteligente, Geração de Energia, Ar Condicionado com Umidificador).

Na última edição nacional da Olimpíada do Conhecimento, em 2010, o Senai-Rondonópolis destacou-se na ocupação Tornearia, conquistando um certificado de excelência. De forma geral, o Senai-MT obteve quatro certificados, além de medalha de prata em Robótica Industrial. E no mês passado a instituição realizou uma competição estadual de Robótica Industrial, na qual a equipe de Rondonópolis ficou em terceiro lugar. Para Valéria Adelaide, coordenadora do curso técnico Segurança do Trabalho do Senai-Rondonópolis, que também liderou a organização do evento, a realização da etapa local da Olimpíada do Conhecimento foi importante para preparar os alunos para fases mais avançadas da competição, uma vez que oportuniza a eles vivenciarem a experiência de testar seus conhecimentos em meio à pressão do tempo, da expectativa do público e do julgamento dos avaliadores.

Além disso, ela destaca o fato de estimular os alunos à participação da Olimpíada do Conhecimento, cujo objetivo é incentivar jovens à busca da excelência na formação profissional para o mercado e revelar talentos à indústria. Outro ponto destacado por ela é a abertura do Senai para receber o público externo, propiciando mais proximidade entre a instituição e a comunidade onde o Senai atua. "Após o evento, representantes das escolas nos ligaram para agradecer a oportunidade de conhecer o Senai-Rondonópolis e para dizer como os alunos do ensino médio ficaram satisfeitos e impressionados
Fonte:Ass.fiemt

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO