GERAL

Estudo de viabilidade do VLT é apresentado a governador em Exercício

Em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado José Riva, e com o deputado Airton Português, o governador em exercício Francisco Daltro, conferiu a apresentação do estudo de viabilidade para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, como alternativa ao já discutido Bus Rapid Transit (BRT).

Apresentado pelo dono da empresa Ttrans, o engenheiro Mássimo André Giavina, o projeto apresentou uma proposta de implantação que, segundo o presidente da AL, seria mais viável, econômica e com maior durabilidade.

Segundo Chico Daltro, a proposta será encaminhada ao governador Silval Barbosa, que vai avaliar juntamente à Agência Executora das Obras da Copa do Mundo (Agecopa) e demais entidades competentes, qual será o sistema de mobilidade urbana adotado para Cuiabá.

VLT

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), é uma espécie de trem, cujo equipamento e infraestrutura é mais leve que a usada normalmente em sistemas metropolitanos como o metrô ou as ferrovias de longo curso.

Os sistemas são geralmente alimentados por eletricidade, em alguns casos sendo substituído pelo diesel. Segundo Mássimo Giavina, ao contrário do BRT, que utilizam ônibus, o VLT teria um impacto menor de alteração urbana na cidade, e com capacidade maior de transporte de passageiros.

Fonte:SECOM/MT créd. fotos Maros Verueiro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo