A cidade é a primeira do Pronatec na região centro-oeste

O esforço da equipe da Secretaria de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis para promover a qualificação profissional de jovens e adultos, garantiu a classificação do município como o primeiro da região centro-oeste em número de pré-matrículas para os diversos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, no período de 2012 e 2013. Entre os municípios brasileiros, Rondonópolis ocupa o 20º lugar. O resultado foi reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Patrícia Pimentel Lopes – gerente do Departamento de Políticas do Trabalho, conta que neste período foram realizadas 8.338 pré-matrículas para os diversos cursos do Pronatec. Desse total, foram oficializadas 5.433 matrículas junto aos parceiros executores, como Sistema S, Secitec e IFMT. Ela explica que o papel da administração municipal, na pactuação feita com o Governo Federal e o Governo Estadual, é o de divulgar a oferta e realizar as pré-matrículas.
A gerente revela que as estratégias adotadas para obter o resultado positivo foram as de estreitar a relação com o Sistema S, Secitec e IFMT, a utilização das unidades do Centro de Referência de Assistência Social – Cras como pontos de atendimento para a pré-matrícula e atuação em mutirões nos bairros, Feira do Mundo do Trabalho, Aulão do Acessuas e Casa Central Acessuas Trabalho.
Diante do desempenho do município registrado nesse período, a diretoria de Inclusão Produtiva Urbana da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Governo Federal enviou uma carta de elogio à gerente Patrícia Pimentel, onde destaca a satisfação ‘em ver que a equipe envolvida na execução do Pronatec/BSM no município levou a sério o desafio de buscar melhores rumos para o país, principalmente oferecendo oportunidades a quem mais precisa’. Os diretores concluem o documento agradecendo ‘o afinco e a garra direcionados ao programa, assim como a perseverança e foco para superar eventuais dificuldades nesta caminhada’.



