Ex-deputados Zé Carlos do Pátio e Vilma Moreira ficam fora da lista do “mensalinho” de Riva

O ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva (sem partido) colocou em “xeque” os nomes de 33 políticos de Mato Grosso durante depoimento prestado à Justiça na semana passada. Condenado a 21 anos e oito meses de prisão, Riva revelou o esquema de desvio de recursos e pagamento de propina aos deputados que legislaram durante os 20 anos de “reinado”.
Entre os nomes dos ex-deputados que não foram citados no ‘mensalinho’ estão o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) e a ex-vereadora Vilma Moreira (PSB). Já na lista de delações são citados os nomes do ex-prefeito Percival Muniz (PPS), do deputado estadual Sebastião Rezende, além de Zeca D’Avila e Gilmar Fabris.
Riva é acusado de liderar um esquema de desvio de mais de R$ 60 milhões da Assembleia Legislativa por meio da compra fictícia de materiais de expediente. De acordo com o ex-presidente da AL, os deputados teriam recebido o ‘mensalinho’ durante os governos de Dante de Oliveira e Blairo Maggi (PP). O esquema tinha como objetivo ter o apoio dos deputados na Assembleia Legislativa.
Na lista de políticos supostamente envolvidos com o esquema estariam o ex-governador Silval Barbosa, Sérgio Ricardo, Mauro Savi, Dilceu Dal’bosco, Campos Neto, Carlão Nascimento, Alencar Soares, Pedro Satélite, Renê Barbour, Zeca D'Ávila, José Carlos de Freitas, Eliene Lima, Carlos Brito, Sebastião Rezende, Zé Domingos, Wallace Guimarães, Percival Muniz, Nataniel de Jesus, Humberto Bosaipo, João Malheiros, Gilmar Fabris, José Domingos, Wagner Ramos, Adalto de Freitas, Nilson Santos, Juarez Costa, Maksuês Leite, Walter Rabello, Chica Nunes, Guilherme Maluf, Ademir Bruneto, Chico Galindo e Antônio Brito, que recebiam propina.
Já por outro lado, ficaram isentos os deputados da legislatura de 2003 a 2007 que não faziam parte do esquema: Ságuas Moraes (PT), Zé Carlos do Pátio (SD) e Chico Daltro (PSD). Na 2007 a 2010, Otaviano Pivetta (PSB) e Vilma Moreira (PSB) não foram beneficiados.
Rondonópolis – Ex-vereadora por dois mandatos e suplente de deputada, a professora Vilma Moreira assumiu a vaga na AL por dois anos com a saída de Chico Galindo ficando isenta da lista de Riva. O atual prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) também compõe o pequeno grupo que não aceitou o mensalinho.