30.6 C
Rondonópolis
sexta-feira, maio 3, 2024

Feira surpreende e fecha volume recorde de vendas

Com um volume de comercialização recorde de 38.6 milhões de reais, foi encerrada neste domingo 10, em Rondonópolis – 210 km ao sul de Cuiabá, a 36ª edição da Exposul – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso. Maior feira setorial do estado, o evento desdobrou em nove dias uma extensa programação integrada por fóruns de debates técnicos, feira de máquinas e tecnologia agrícola, mostra e julgamentos raciais de bovinos e ovinos, torneio leiteiro regional, ciclo de leilões e uma linha popular de rodeios, sorteios de veículos e shows nacionais.

Cento e trinta empresas expositoras, nacionais e regionais, comercializaram 32.6 milhões em máquinas, implementos e tecnologia agrícola, além de aviões, caminhões, ônibus, veículos nacionais e importados, balanças industriais e equipamentos pecuários. O destaque ficou para a performance da Rizan Agrícola, que apresentou e comercializou a linha de aviões Conquest, da paulista Impaer e, a Iguaçu / John Deere que mostrou e, vendeu dez unidades, do novo pulverizador J.D., o lançamento da fábrica para o Mato Grosso.

Este aumento de 115% em relação à comercialização de máquinas de 2007 reflete a retomada da normalidade econômica por parte do agronegócio estadual, que penou uma renitente crise nos últimos três anos. Ainda enfrentando uma crônica renegociação das dívidas rurais e redução da renda setorial, a agropecuária mostrou força no sul do estado, apresentando-se francamente compradora na exposição de Rondonópolis. De acordo com Juarez Gavinho, da Iguaçu / John Deere, se os bancos participassem com linhas de crédito especiais para a Exposul, o volume de negócios poderia facilmente superar os 50 milhões de reais.

A linha de leilões da 36ª Exposul comercializou 6 milhões de reais em oito remates de gado de elite, corte e leite, além de dois leilões de ovinos e eqüinos. Este total superou em 71% a comercialização da edição 2007 da feira e teve como maior remate o leilão Nelore Show, do criador Dick Borges e convidados, que rendeu 1.1 milhão de reais e vendeu o animal mais caro da exposição: Ravena, uma fêmea Nelore do criatório da Fazenda Triângulo, de João Batista Borges, arrematada por 95 mil reais.

De acordo com Ricardo Tomczyk, presidente do Sindicato Rural e, da comissão organizadora da Exposição, o volume recorde de comercialização superou todas as expectativas dos organizadores e, o atual estágio do desenvolvimento econômico de Rondonópolis, que passa por um momento positivo de industrialização e desenvolvimento. Esta performance, segundo o dirigente, recoloca a Exposul entre as dez maiores feiras agropecuárias do Brasil.

Dentro da sua linha técnica a Exposul realizou, na pista de conformação do parque de exposições, um ciclo de julgamentos raciais de bovinos, ranqueado pela ABCZ Associação Brasileira de Criadores de Zebu, envolvendo as raças Nelore, Mocho e Padrão e, uma novidade para a exposição de Rondonópolis, o julgamento racial de ovinos, patrocinado pela Estância Celeiro.

Consolidando sua tradição de centro difusor de tecnologia, a Exposul realizou onze fóruns de discussão técnica e seminários temáticos, abordando questões como “Reprodução Bovina IATF”, “Opções Técnicas de Nutrição Animal”, “Homeopatia populacional e produtividade” e, o Seminário de Ovinocultura da Estância Celeiro. O destaque da programação técnica ficou com o Circuito Aprosoja Sobre Endividamento Rural – sexta-feira 8, que reuniu dirigentes da Famato, Imea, Aprosmat, Aprosoja, Sindicato Rural de Rondonópolis, o senador Gilberto Göellner e os deputados federais Homero Pereira e Eduardo Moura, para avaliar os impactos sobre o universo do agronegócio, da votação, pelo Congresso Nacional, da MP 432, envolvendo política agrícola e dívidas rurais.

Já em sua programação popular a 36ª Exposul realizou nove dias de rodeio profissional, uma linha de shows nacionais e regionais, um conjunto de provas automobilísticas e o sorteio de sete automóveis e uma camionete cabine dupla, com a parceria da empresa mato-grossense J.J.Rodeio Show.

Da assessoria

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO