POLÍTICA

Fernando Henrique Cardoso compara Lula a militares

Em artigo que será publicado neste domingo em vários jornais do país, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) diz que o Brasil caminha para o autoritarismo no governo de Luís Inácio Lula da Silva.
Segundo relata neste sábado o Blog do Josias, que adiantou trechos do artigo, o texto foge do tom habitual das colunas mensais do ex-presidente e contém as mais duras críticas feitas por FHC desde que passou a faixa presidencial ao sucessor.
FHC abre o artigo com uma pergunta: "Para onde vamos?". Nos sete parágrafos que se seguem ele responde: país caminha para o autoritarismo. O antecessor de Lula enxerga "por trás do que podem parecer gestos isolados e nem tão graves assim, o DNA do autoritarismo popular".
Um autoritarismo que, segundo ele, "vai minando o espírito da democracia constitucional", que "supõe regras, informação, participação, representação e deliberação consciente". "Na contramão disso tudo", FHC escreveu, "vamos regressando a formas políticas do tempo do autoritarismo militar".
FHC ainda diz que "tudo o que cerca" Lula "possui um DNA" que "pode levar o país […] a moldar-se a um estilo de política e a uma forma de relacionamento entre Estado, economia e sociedade, que pouco têm a ver com nossos ideais democráticos".
A Folha Online entrou em contato com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, que não se posicionou sobre o conteúdo do texto
Fonte:Folha online

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo