GERAL

Movimento Cultural comemora aprovação de Projetos que incentivam o segmento em Rondonópolis

Foram aprovados, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores de Rondonópolis, na tarde da última quarta-feira (17), os projetos de redefinição do Fundo Municipal de Cultura e de criação do Sistema Municipal de Cultura. A aprovação dos projetos, que foram enviados pelo prefeito Percival Muniz à discussão e aprovação no legislativo municipal, atendendo um anseio do meio cultura da cidade, significa um avanço no que diz respeito ao fomento do movimento cultural local.

“Com a aprovação destes projetos, que eram uma reivindicação do movimento cultural do município, o primeiro passo foi dado. Agora é hora de arregaçar as mangas, colocar as mãos na massa, pois ainda se tem muito trabalho pela frente”, afirmou o prefeito Percival Muniz.

Ele acrescenta que a redefinição do Fundo Municipal de Cultura e a criação do Sistema Municipal de Cultura serão um dos instrumentos fomentadores da cultura, pois contribuirá à viabilização e à captação de recursos, que poderão ser usados para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais em Rondonópolis.

O secretário municipal de Cultura, Luciano Carneiro Alves, por sua vez, comenta que a aprovação pelos vereadores destas leis enviadas pelo Prefeito Percival significa a conclusão de uma etapa fundamental para que os recursos do Sistema Nacional de Cultura possam finalmente chegar a Rondonópolis.

“Agora, estamos com todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Cultura para acessar os editais com recursos do Fundo Nacional de Cultura para fortalecimento do sistema nacional”, explica Luciano.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Max Ferraz, comemora bastante a aprovação dos projetos. "Esta é uma grande conquista, que nos deixa muito felizes, pois a partir de agora aumentam-se as possibilidades de investimentos na capacitação dos agentes culturais, incentivando o espírito empreendedor para que seu produto ganhe destaque, não só dentro, mas, também, fora de Rondonópolis".

“Com a política de transparência e modernização que a gestão cultural exige, com o fundo, o apoio aos artistas passa a ser feito por meio do lançamento de editais, com critérios claros e projetos analisados por pareceristas”, complementa o secretário Luciano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo