“Rota Verde” sai do papel e será alternativa entre Rondonópolis e Cuiabá

Quatro empresas já estão autorizadas a iniciarem obras de pavimentação da MT 040, uma rota alternativa que ligará o município de Rondonópolis a Cuiabá, para desafogar o tráfego na BR 364. Isso porque foi assinada nesta sexta-feira (03), em Rondonópolis, a ordem de serviço para início imediato das obras na chamada “Rota Verde” – que seguirá de Rondonópolis passando pelas cidades de Mimoso, Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger até à Capital. O percurso terá uma extensão de 220 quilômetros, pela tradicional rota via BR 364 são 216 quilômetros.
Presente no ato de assinatura da ordem de serviço, o governador do Estado, Silval Barbosa, reforçou que a pavimentação e tráfego pelo trecho de 70 quilômetros – por Mimoso – será essencial principalmente durante o período de obras de duplicação dos 60 quilômetros entre Rondonópolis e Jaciara, que deve durar três anos, anunciado recentemente durante visita do ministro dos Transportes, Cesar Borges, a Mato Grosso.
“Queremos concluir essa obra da MT 040 ainda neste ano, pois quando começarem as obras de duplicação já teremos outra alternativa para quem seguir de Rondonópolis para Cuiabá. Foram licitados quatro lotes e, a partir dessa assinatura da ordem de serviço, as empresas já estarão autorizadas a iniciarem os trabalhos em seus respectivos trechos”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.
Ainda segundo o governador, a decisão por adiar o anunciado estradeiro que ocorreria neste domingo (05) pela rodovia 040 foi uma decisão conjunta com as bancadas federal e estadual e representantes da sociedade civil organizada do município para que a visita in loco seja feita no decorrer das obras.
“Como a situação é critica naquele trecho, preferimos fazer a visita durante as obras. O trecho pela MT 040 é a rota do turismo, pois vamos fomentar o turismo na região e sem dúvidas será uma das rotas mais bonitas de Mato Grosso, margeando a serra e o Pantanal”, disse.
O deputado federal Wellington Fagundes relatou que os recursos para a obra na MT 040 já estão assegurados e são oriundos do Ministério do Turismo e ainda por meio do programa estadual MT Integrado – com financiamentos feitos pelo Governo junto ao BNDES e ao Banco do Brasil. O valor total da obra está estimado em mais de R$ 85 milhões.
“Poucas pessoas conhecem Mimoso, agora com o asfalto o acesso ficará mais fácil. Os recursos já estão assegurados e isso trazer segurança de que muito em breve teremos a obra em andamento”, disse Fagundes.
Além dele, também estiveram presentes na solenidade o prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, o vice-prefeito, Rogério Salles, os deputados estaduais Hermínio Barreto e Sebastião Rezende, o deputado federal Carlos Bezerra, os secretários de Turismo e Transportes e Pavimentação Urbana, Teté Bezerra e Sinézio Oliveira, respectivamente, vereadores e representantes de entidades de classe e da sociedade civil organizada como o Comitê Pró-Rodovias.
Fonte:Olhar Direto