Fórum Sindical realiza ato público com servidores estaduais em Cuiabá

Servidores públicos de todo o Estado estão participando em Cuiabá do 'Dia de Paralisação' convocado pelo Fórum Sindical para cobrar o pagamento da Reposição Geral Anual (RGA) e a retomada das discussões sobre outras reivindicações da categoria. No início da tarde eles realizaram uma concentração na Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) .
Em conversa com a reportagem do RegionalMT, a professora Maria Celma, líder do Sintep em Rondonópolis e atualmente presidindo Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso, disse que a mobilização visa chamar a atenção da sociedade para os problemas enfrentados pelos servidores estaduais.
“Ao longo desses quatro anos do governo Mauro Mendes só tivemos prejuízos. Estamos com os salários congelados e sequer o RGA tem sido reposto. Também estamos denunciando o o desmonte que a Educação vem sofrendo e reforçando a luta dos trabalhadores da Saúde que há mais de 20 anos cobram a realização do concurso público”.
Outra pauta considerada prioritária envolve os servidores já aposentados. O Fórum Sindical critica a decisão do governo de impor o desconto previdenciário de 14% sobre as aposentadorias. Segundo os sindicalistas, a medida tem imposto sacrifícios enormes a um segmento que já enfrenta muitos problemas.
“Os aposentados, que já contribuíram a vida inteira, voltaram a ter seus benefícios taxados com a reforma da previdência. Esse desconto, que definimos como confisco, tem feito muita falta para essas pessoas que neste momento tem uma condição de vida que exige mais gasto com medicamentos, com a alimentação, com a saúde e outros cuidados para viver dignamente. Não é justo terem mais esse prejuízo”, disse Maria Celma.
O protesto de hoje também quer sensibilizar os deputados estaduais, que até aqui tem se posicionado majoritariamente a favor do Governo e contra as reivindicações dos trabalhadores.
Eduardo Ramos – Da Redação