ECONOMIA

Fluxo em concessionárias aumentou em até 260%; modelos mais caros lideram as vendas

No início de junho, o governo federal divulgou o programa de incentivo à indústria automotiva, que incluiu descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil aos novos “carros populares”. Para quem não estava dando nada, o resultado talvez seja surpreendente: o mês nem chegou ao fim e, aparentemente, as vendas vão de vento em polpa. Segundo a Fenabrave, algumas concessionárias tiveram aumento no fluxo de clientes de mais de 260% desde a publicação da medida do governo.}

 

Em nota oficial, a entidade não detalhou quais foram as concessionárias que registraram esta porcentagem, nem de que forma este fluxo se reverteu em emplacamentos.

 

Porém, o presidente da Fenabrave, Andreta Júnior, afirmou que conversou com os presidentes das associações de revendas, que relataram o aumento na movimentação das concessionárias. Ao todo, são 54 associações ligadas à entidade.

 

Apesar de otimista em relação aos incentivos do governo, Júnior reconheceu que os recursos fornecidos até agora não devem durar muito, não superando os 30 dias previstos. Por isso, o executivo defendeu a ampliação do aporte como forma de aumentar ainda mais o êxito do programa e as vendas nas concessionárias.

 

De qualquer forma, Andreta Júnior afirmou que o próprio fato de os recursos estarem se esgotando com rapidez, além das movimentações em alta nas concessionárias, já é uma evidência de que a população estava “ávida por uma oportunidade como essa”.

O curioso, no entanto, é que – embora o esperado fosse que o crescimento nas concessionárias correspondesse aos modelos populares, dentro do teto de R$ 120 mil estipulado pelo governo – não foi bem isso que aconteceu. Na lista dos mais vendidos da própria Fenabrave, até o dia 13, estavam, no topo, veículos bem mais caros.

Até 13 de junho, os modelos que lideraram as vendas – de concessionárias ou demais meios de comércio – não eram exatamente carros populares; alguns nem tinham o preço original de R$ 120 mil, critério inicial para que o veículo fosse contemplado pelos descontos do governo.

 

O que acontece é que, aproveitando da onda de reduções, algumas montadoras e concessionárias resolveram conceder ofertas especiais adicionais a alguns de seus modelos – especialmente os mais caros que, após os bônus “independentes”, poderiam entrar no teto estipulado pelo programa do governo.

 

Além disso, chama a atenção também alguns modelos que figuram na lista e nem sequer tiveram algum tipo de desconto neste período, como os Chevrolet Tracker, Fiat Toro e o Honda HR-V.

 

Confira abaixo o ranking completo, com os emplacamentos totais tanto de concessionárias como de outros pontos de venda:

  • 1º Fiat Strada: 2.903 emplacamentos
  • 2º Volkswagen T-Cross: 2.076
  • 3º Volkswagen Polo: 1.824
  • 4º Chevrolet Tracker: 1.810
  • 5º Hyundai Creta: 1.794
  • 6º Honda HR-V: 1.767
  • 7º Chevrolet Onix: 1.672
  • 8º Fiat Toro: 1.490
  • 9º Toyota Hilux: 1.467
  • 10º Toyota Corolla: 1.450 emplacamentos

 

Fonte: vrum

 

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