Sindicatos e cooperativas rurais de MT são denunciados por fakenews

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) ingressou hoje (19) com uma notícia crime pedindo a responsabilização dos dirigentes de 14 sindicatos de produtores rurais e duas cooperativas agrícolas de Mato Grosso (veja a lista abaixo). Todos são acusados de atacar a honra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT em textos divulgados nos últimos dias.
Os textos, publicados em forma de notas e ‘cartas abertas’, são uma reação às declarações de apoio à pré-candidatura presidencial de Lula pelo senador Carlos Fávaro (PSD) e o deputado federal, Neri Geller (PP). Neri é candidato a senador e deve contar com o apoio dos partidos que integram a Federação pró-Lula em Mato Grosso.
Sem apresentar provas, os sindicatos e cooperativas denunciados acusam Lula, o PT e também o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de praticarem crimes e tentarem impor no país um ‘regime socialista’ apoiado pelo ‘Foro de São Paulo’.
“Os sindicatos em destaque de uma só vez atingiram tanto as honras das pessoas físicas dela constantes, o que será objeto de questionamento judicial individualmente por crimes contra honra e reparação de danos, como também macularam diretamente a imagem do Partido dos Trabalhadores-PT, objeto da presente Noticia Crime, onde através de fakenews em relação ao MST, com imputação da prática de vários crimes”, informam os advogados do PT.
A denúncia também destaca que os denunciados publicaram o mesmo texto, indicando tratar-se de uma ação política eleitoral coordenada e sem relação com a defesa dos interesses dos respectivos associados e cooperados.
“Em atitude covarde, os sindicatos rurais emitiram nota de repúdio dizendo tratar-se da vontade de seus associados. No entanto, vê-se claramente pelo teor de todas as notas de repúdio exaradas pelos diversos sindicatos, tratar-se de redação idêntica”, assinalam.
Os advogados solicitam ainda a investigação e aplicação de penalidade por difamação e disseminação de notícia falsa “inclusive com o requerimento da ata de assembleia que decidiu a nota de repúdio dos Sindicatos, bem como a nota emitida em sua integralidade”.
A notícia crime foi protocolada pelo presidente do diretório do PT em Mato Grosso, Deputado estadual Valdir Barranco. Ele afirmou que a legenda continuará vigilante e poderá formular novas denúncias cobrando a apuração cível e criminal das condutas dos acusados.
Veja abaixo a relação das entidades denunciadas pelo PT:
SINDICATO RURAL DE SINOP
SINDICATO RURAL DE CAMPO NOVO DO PARECIS
SINDICATO RURAL DE PRIMAVERA DO LESTE
SINDICATO RURAL DE DIAMANTINO
SINDICATO RURAL DE MATUPA
SINDICATO RURAL DE POCONE
SINDICATO RURAL DE SORRISO
SINDICATO RURAL DE NOVA MUTUM
SINDICATO RURAL DE IPIRANGA DO NORTE
SINDICATO RURAL DE NOVA UBIRATA
SINDICATO RURAL DE VERA
SINDICATO RURAL DE TANGARA DA SERRA
SINDICATO RURAL DE BRASNORTE
SINDICATO RURAL DE LUCAS DO RIO VERDE
COOPERATIVA AGROPECUARIA PRIMAVERA COAP
COOPERATIVA AGROPECUARIA TERRA VIVA COOAVIL
Eduardo Ramos – Da Redação